Além disso, o setor de duas rodas continua com alta expressiva no acumulado do ano. De janeiro a setembro foram comercializadas 1.180.618 unidades, volume 19,6% maior que as 986.512 unidades do mesmo período do ano passado.
A Honda mantém seu domínio absoluto no mercado de motos e fechou o mês de setembro com participação de 72,8%. Em segundo lugar ficou a Yamaha, com 18,3%, seguida por Shineray, com 2,1%; BMW, com 1%; e Kawasaki, com 0,5%. Todas as outras marcas presentes no país somaram 5%.
Veja as motos mais vendidas do país em setembro, por segmento (em unidades e sem contar scooters):
1. Honda CG 160 - 35.054 2. Honda Biz - 20.133 3. Honda Pop 110i - 13.307 4. Honda NXR 160 Bros - 12.273 5. Honda CB 300F Twister - 4.822 6. Yamaha Factor 150 - 3.828 7. Yamaha XTZ 250 Lander - 3.606 8. Yamaha Fazer 250 - 3.512 9. Yamaha Fazer 150 - 3.159 10. Yamaha XRE 190 - 3.219Curiosidades do ranking das 10 motos mais vendidas
A liderança absoluta e disparada da Honda CG não é surpresa. Afinal, essa urbana ocupa tal posição há décadas. Os dois lugares seguintes, ocupados pelos modelos Biz e Pop 110i, também da Honda, são algo comum. A primeira vende bem desde que foi lançada há 25 anos. E a Pop 110i, devido ao preço, à robustez e à simplicidade, continua sendo a motoquinha preferida nos rincões brasileiros.A quarta colocação, tradicionalmente ocupada pela NXR 160 Bros, não é surpresa, mas é sempre uma curiosidade. Afinal, a Bros é uma espécie de "CG trail" e sempre me surpreendeu que venda tão menos que a própria CG. Afinal, tem as mesmas vantagens da urbana - como robustez, baixo consumo, manutenção fácil e barata etc -, e a vantagem das suspensões mais altas, que proporcionam um certo conforto a mais. Já que tem tudo o que a CG tem, e algumas vantagens a mais, porque vende menos da metade que a irmã urbana? Um mistério impossível de resolver... No meio do ranking vem a Honda CB 300F Twister, que substituiu a CB 250F Twister. Uma missão difícil, já que a Twister era uma moto admirada e extremamente bem-sucedida. mas a nova CB 300F, que foi lançada no início deste ano, já mostra a que veio, com volumes de venda significativos e regulares.
As quatro posições seguintes são ocupadas por modelos da Yamaha, e a surpresa é a Lander na sétima posição, à frente das Fazer 250 e 150. A Lander tem registrado volumes de venda sólidos e tem sido bastante competitiva, ainda mais que a Honda teve problemas de produção com a XRE 300, sua rival direta. Ao mesmo tempo, a Yamaha investiu na produção de sua trail, e agora colhe o retorno desse investimento.
Em seguida, as duas Fazer ocupam honrosas posições - com a 250 vendendo mais que a 150, o que sempre surpreende por ser uma moto mais cara. A Honda XRE 190 fecha a lista das "dez mais" e mostra que, apesar de ser considerada por muitos apenas uma "Bros melhorada", tem um custo/benefício atraente para quem pode gastar apenas um pouco mais e levar pra casa uma trail pequena mais bonita, com painel melhor e ABS na roda dianteira. Supera, inclusive, a eficiente Yamaha XTZ 150 Crosser, que com 2.914 unidades emplacadas em setembro, não entrou nessa lista das "dez mais".
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