O mercado brasileiro de motocicletas fechou março com uma boa alta nas vendas, em relação ao mês anterior e, a seguir, você poderá conferir as motos mais vendidas no Brasil. Segundo dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave), 152.670 unidades foram emplacadas.
Esse volume corresponde a um crescimento de 12,% em relação a fevereiro, quando foram vendidas 136.292 unidades. Na comparação com março do ano passado, quando foram vendidas 145.936 motos e motonetas, a alta foi de 4,6%.
No acumulado do ano a elevação foi ainda maior, na comparação com o mesmo período de 2023: foram emplacadas 432.288 unidades, 21% a mais que as 357.047 unidades comercializadas no mesmo período de 2023.
A Honda manteve seu domínio no mercado, com 69,7% de participação. A Yamaha ficou em segundo lugar, com 17,8%, seguida por Shineray, com 2,8%; BMW, com 0,6%; e Kawasaki, com 0,5%. Todas as outras marcas presentes no país responderam, somadas, pelos 8% restantes.
No ranking das marcas que mais venderam motos em março, aparecem, pela ordem, Honda, Yamaha, Mottu, Shineray, Haojue, Avelloz, Royal Enfield, BMW, Kawasaki e Bajaj. As surpresas aí são a Mottu, que vende apenas um modelo - a TVS Sport 110i - e somente para uma empresa de aluguel de motos em São Paulo, o retorno da Haojue à quinta posição e a Bajaj aparecendo, pela primeira vez, entre as "top 10". Mas, claro, a moto mais vendida do país continua sendo a Honda CG 160.
Na divisão por segmentos, as motos city/street continuam sendo as mais vendidas, com 40,8% de participação no mercado. Em segundo lugar ficam os scooters e as cubs, com 36,1%, seguidas pelas trail/fun, com 18,5%; naked/roadster, com 1,5%, maxtrail, com 1,2%; custom, com 0,9%; sport, com 0,8%; e touring, com 0,03%.
Agora confira abaixo as motos mais vendidas do mercado brasileiro em março, por segmento - em unidades:
City/Street
Scooter/Cub
Trail/Fun
Maxitrail
Custom/Classic
Naked/Roadster
Sport
Touring