O mercado brasileiro de motocicletas, motonetas e scooters fechou o mês março aquecido, com crescimento nas vendas em relação a fevereiro e também na comparação com março do ano passado.
No ranking das marcas que mais venderam, poucas novidades. Honda e Yamaha ocuparam os dois primeiros lugares, enquanto as "newcomers" consolidaram sua posição de coadjuvantes cada vez mais fortes e brigando pelas posições seguintes. E, mais abaixo na tabela, aparecem marcas que um dia estiveram no top 5 sem parecer se incomodar.
Quanto aos rankings por segmento, algumas surpresas. Entre as city/street, por exemplo, a Mottu Sport 110i voltou ao top 3 - e na segunda posição! No segmento trail/fun, a Avelloz AZ 160 XTreme pintou na oitava posição, à frente de BMW G 310 GS e Haojue NK 150.
Já entre as maxtrail e crossover, a BMW R 1300 GS provou que, apesar do preço alto, é muito desejada - e ficou em segundo lugar. A Royal Enfield Himalayan 450 já aparece no ranking, em quinto lugar, mas a tabela ainda contabiliza vendas de estoques remanescentes da Himalayan 411, que saiu de linha. Então só veremos seu desempenho no próximo mês.
Entre as naked, uma surpresa: a Bajaj Dominar 250 emplacou um segundo lugar, à frente inclusive da tradicional líder (ou vice) Yamaha MT-03. Mas vale lembrar que a rival japonesa está em "entressafra" de produção e deverá reagir adiante.
Por fim, entre as custom, a recém-lançada Royal Enfield Shotgun 650 teve seu primeiro mês "cheio" e já apareceu na segunda posição. E na briga das esportivas a BMW S 1000RR voltou a subir degraus e ficou na quarta posição.