A Kawasaki vai mesmo lançar uma versão "bombada" da Ninja 400. A nova moto da Kawasaki, que inicialmente será voltada somente para os mercados asiáticos, terá o nome de Ninja ZX-4R, para pegar carona nas nomenclaturas dos modelos maiores e mais nervosos da linha Ninja (ZX-6R e ZX-10R).
A ZX-4R seria mais potente e mais leve que a Ninja 400 - que continuaria em linha, claro -, justamente para ser capaz de proporcionar emoções mais fortes. Além disso, seu design seria herdado da topo de linha ZX-10R, com aquela frente bem agressiva. O estilo pode ser conferido nas projeções de computador publicadas que exibimos nessa matéria.
Os rumores sobre essa ZX-4R surgiram pouco depois de a Kawasaki ter apresentado a também nervosinha ZX-25R, uma "ninjinha" com motor de 250 cm³ divididos por quatro pequenos cilindros - com peças pequenas, a inércia do motor é menor e a subida de giros é mais rápida, o que proporciona um desempenho mais instigante.
Aliás, o motor da ZX-4R também terá quatro cilindros! Como a ZX-25R tem cerca de 50,3 cv de potência a 15.500 rpm, a ZX-4R deverá ser capaz de alcançar os 80 cv. Já o torque poderá chegar a 3,3 kgf.m, contra 2,3 kgf.m na ZX-25R.
A confirmação da produção da moto veio na forma de patentes registradas pela Kawasaki japonesa - que falavam justamente no motor quatro-em-linha de pequenas dimensões - e pelas projeções de computador que vazaram na internet .
A ZX-4R deverá compartilhar alguns componentes com a ZX-25R, entre os quais o quadro tubular e a balança traseira. A moto também deverá ter o mesmo sistema especial de arrefecimento, com dutos internos para a refrigeração do alternador (estator) e da embreagem. É o tipo de moto que adoraríamos ver no Brasil!