O mercado brasileiro de motocicletas fechou o mês de novembro com leve queda nas vendas. Foram emplacadas 147.018 unidades, volume 11,8% inferior às 166.721 unidades registradas em outubro. O volume, porém, foi 12,6% superior às 130.471 unidades entregues em novembro do ano passado.
Já no acumulado do ano as vendas somaram, de janeiro a novembro, 1.723.971 unidades. Esse volume representou um expressivo crescimento de 19% em comparação às 1.448.770 unidades emplacadas no mesmo período do ano passado.
A Honda manteve a liderança do mercado em novembro, com 66,5% de participação. A Yamaha continuou em segundo, com 17,1%, seguida por Shineray, com 5%; Mottu, com 3,7%; e Avelloz, com 1,2%. Todas as outras marcas presentes no mercado brasileiro somaram os 6% restantes.
Como vemos, no mês passado essas essas duas últimas marcas superaram BMW e Kawasaki, que habitualmente ocupavam as mesmas posições. Mais surpresa? Shineray, Mottu e Avelloz também ocupam a terceira, a quarta e quinta posições no acumulado do ano.
Nunca é demais lembrar que a Mottu é uma "marca" que não vende tanto diretamente para o público consumidor: seu negócio mais forte é o aluguel para entregadores, que ao final de um prazo têm a opção de comprar a moto. Além disso, a Mottu "vende", basicamente, um único modelo - a Sport 110i, que na prática é produzida pela TVS na Índia e montada em Manaus.
Já a Avelloz é um caso à parte. Consegue seus ótimos resultados vendendo apenas um modelo, a motoneta AZ1 - uma genérica de Honda Biz. A AZ1 custa de R$ 9.900 a R$ 13 mil, dependendo da localidade. Além disso, a Avelloz tem uma rede de concessionárias relativamente limitada e sua sede fica na cidade de Paulista, em Pernambuco.
Por coincidência, no mesmo estado onde fica a fábrica da Shineray, única montadora de motocicletas localizada fora do Polo Industrial de Manaus (PIM/AM). A chinesa monta suas motos no Complexo de Suape, perto de Recife (PE). Particularidades curiosas do mercado brasileiro de motos...