Ranking de motos tem mudanças radicais em novembro

Mercado fechou com leve queda, mas continua bombando. Veja as marcas que agora ocupam duas das primeiras cinco posições

  1. Home
  2. Motos
  3. Ranking de motos tem mudanças radicais em novembro
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado brasileiro de motocicletas fechou o mês de novembro com leve queda nas vendas. Foram emplacadas 147.018 unidades, volume 11,8% inferior às 166.721 unidades registradas em outubro. O volume, porém, foi 12,6% superior às 130.471 unidades entregues em novembro do ano passado.

Já no acumulado do ano as vendas somaram, de janeiro a novembro, 1.723.971 unidades. Esse volume representou um expressivo crescimento de 19% em comparação às 1.448.770 unidades emplacadas no mesmo período do ano passado.

Mottu Tvs Sport 110
A TVS Sport 110 é a única moto realmente comercializada pela Mottu - mesmo assim, mais ou menos...
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A Honda manteve a liderança do mercado em novembro, com 66,5% de participação. A Yamaha continuou em segundo, com 17,1%, seguida por Shineray, com 5%; Mottu, com 3,7%; e Avelloz, com 1,2%. Todas as outras marcas presentes no mercado brasileiro somaram os 6% restantes.

Como vemos, no mês passado essas essas duas últimas marcas superaram BMW e Kawasaki, que habitualmente ocupavam as mesmas posições. Mais surpresa? Shineray, Mottu e Avelloz também ocupam a terceira, a quarta e quinta posições no acumulado do ano.

Nunca é demais lembrar que a Mottu é uma "marca" que não vende tanto diretamente para o público consumidor: seu negócio mais forte é o aluguel para entregadores, que ao final de um prazo têm a opção de comprar a moto. Além disso, a Mottu "vende", basicamente, um único modelo - a Sport 110i, que na prática é produzida pela TVS na Índia e montada em Manaus.

A motoneta AZ1 é o único modelo comercializado pela Avelloz, que tem sede em Paulista (PE)
Crédito: Divulgação
toggle button

Já a Avelloz é um caso à parte. Consegue seus ótimos resultados vendendo apenas um modelo, a motoneta AZ1 - uma genérica de Honda Biz. A AZ1 custa de R$ 9.900 a R$ 13 mil, dependendo da localidade. Além disso, a Avelloz tem uma rede de concessionárias relativamente limitada e sua sede fica na cidade de Paulista, em Pernambuco.

Por coincidência, no mesmo estado onde fica a fábrica da Shineray, única montadora de motocicletas localizada fora do Polo Industrial de Manaus (PIM/AM). A chinesa monta suas motos no Complexo de Suape, perto de Recife (PE). Particularidades curiosas do mercado brasileiro de motos...

Comentários