XRE 300 Sahara e XL 750 Transalp: quando chegam?

Pelo menos um destes dois grandes mistérios pode estar perto do fim - e uma nova "família Honda" começa a se formar!

  1. Home
  2. Motos
  3. XRE 300 Sahara e XL 750 Transalp: quando chegam?
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Há pelo menos dois meses um dos principais assuntos no mercado brasileiro de motocicletas é a chegada da nova XRE 300 Sahara, modelo que já está na boca do forno, mas que a Honda insiste em não lançar. O que acontece? Afinal, a XRE 300 Rally/Adventure saiu de linha!

Pois pelo menos em teoria existem alguns motivos para isso: é preciso esgotar os estoques da antecessora nas concessionárias, não ofuscar a chegada da CB 300F Twister - que ainda é novidade - e... esperar o momento certo para lançar a nova moto com pompa e circunstância.

Honda Xre 300 5 300x300
As imagens de baixa qualidade que rodam na internet são projeções. Mas são coerentes...
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Se eu fosse um adivinho, não só ganharia na Mega Sena como também apostaria que a XRE 300 Sahara será lançada durante o Festival Interlagos, que acontece no final do próximo mês de junho. Para começar, é o principal evento do setor de duas rodas no país - e por isso atrai imprensa e gente do país inteiro.

Porém, além disso, tem caráter interativo, muito além da fórmula "estandes para o público apenas olhar". O evento permite conhecer as motos de perto, em detalhes, e a opção de test-rides tanto na pista do autódromo de Interlagos quanto em espaços alternativos, porém decentes. Enfim, as condições ideais para apresentar uma grande novidade com muito glamour.

A nova Sahara terá o mesmo motor da segunda geração da Twister: na naked, são 300 cm³, 25,7 cv e 2,6 kgf.m
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, no final de junho a CB 300F Twister já terá quase seis meses de mercado. É um espaço de tempo bem razoável entre dois lançamentos importantes e de modelos que - sempre vale ressaltar - compartilham componentes. Para quem não lembra, a "nova Sahara" terá o mesmo motor da Twister, o monocilíndrico injetado, flex e refrigerado a ar que rende até 25,7 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,6 kgf.m a 5.500 rpm.

Por fim, no mesmo prazo é bem provável que os estoques da XRE 300 "antiga" já tenham esgotado.

Alguém ainda lembra da nova Transalp?

Com o zum-zum-zum em torno da nova Sahara, a XL 750 Transalp 2023 ficou meio esquecida. A moto foi lançada lá fora no Salão de Milão realizado no segundo semestre do ano passado. Questionada, na época, se a moto seria vendida no Brasil, a Honda naturalmente (e como sempre) desconversou.

Mas está lá no site de imprensa da marca: "será comercializada no Brasil? Boa pergunta, mas com certeza é uma motocicleta com a cara do nosso país, e que certamente faria muito sucesso entre os aficionados da alta tecnologia Honda e do estilo aventureiro".

A Honda XL 750 Transalp foi lançada no Salão de Milão, no segundo semestre do ano passado
Crédito: Divulgação
toggle button

Pra bom entendedor, pingo é letra. A moto foi lançada na Europa e, como acontece regularmente não só com modelos da Honda mas também de outras marcas, a chegada a outros mercados é progressiva e eventualmente demorada. A rota comum é Europa, países asiáticos, Estados Unidos e América Latina.

Ou seja, se não acontecerem imprevistos extraordinários como uma nova recessão econômica ou uma segunda pandemia mundial de algum vírus, apostamos que a XL 750 Transalp será vendida no mercado brasileiro. Vale lembrar que a Honda registrou essa nova Transalp no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em setembro do ano passado.

A nova XL 750 Transalp tem visual de bordo um tanto simples, mas o painel é de TFT - e bem completo
Crédito: Divulgação
toggle button

Motivos para isso existem. Primeiro, a geração anterior foi vendida aqui entre 2011 e 2014 (segundo registros na tabela Fipe) - e ainda que tenha chegado atrasada e defasada em relação ao modelo então vendido na Europa, teve seu espaço e até hoje é uma moto bem vista no mercado.

Segundo, é um segmento de mercado com poucas opções realmente on/off-road. A própria Honda tem ali a NC 750X, mas é um modelo bem mais voltado para o asfalto. A XL 750 Transalp pode não ser uma trilheira radical, mas aguenta estradas menos convidativas com muito mais destreza.

Por último, mas não menos importante, rumores fortíssimos dão conta de que a Yamaha finalmente venderá no país a Ténéré 700, inclusive montada em Manaus. A Honda deixará a rival se esfalfar sozinha no segmento das trail médias com preços não exorbitantes? Pouco provável, não é?

A XL 700V Transalp foi vendida no Brasil entre 2011 e 2014. Chegou atrasada e teve vida curta - mas quem teve, gostou
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor da XL 750 Transalp é o mesmo da CB 750 que existe há pouco tempo lá fora. Por isso, é até nervosinho: são dois cilindros em linha com 92 cv de potência e 7,6 kgf.m de torque. A XL 700V Transalp que foi vendida aqui tinha motor V2 com 60 cv e 6,1 kgm.f do modelo anterior.

Quando a Transalp nova chega? Apostamos que no final do segundo semestre deste ano, já como linha 2024. Preços? Impossível estimar, mas obrigatoriamente devem ficar entre os R$ 41 mil da CB 500X e os R$ 58 mil da NC 750X. Então, em números de hoje, seria algo entre R$ 45 mil e R$ 50 mil.

Uma nova família se forma

Talvez pouca gente tenha reparado, mas a XL 750 Transalp tem design fortemente inspirado no da big trail CRF 1100 Africa Twin. A própria Honda diz que os dois modelos formam uma espécie de "família". O que está faltando? Uma caçula.

Será a XRE 300 Sahara, cujo visual certamente terá muito das duas e mais alguma coisa da NC 750X. Ou seja, nada de "bico de mosquito" lá na frente (afinal, quem criou essa moda tão feia?), um design geral interessante, o motor totalmente novo da CB 300F Twister - parem de perguntar se vai trincar cabeçote, ele é completamente diferente do usado nas velhas XRE/CB 300!

A Honda aposta alto na CRF 1100 Africa Twin como modelo a ser seguido por uma nova "família"
Crédito: Divulgação
toggle button

Por fim, a nova XRE 300 Sahara terá um preço alto, porque toda moto no Brasil é cara. Porém, será digno e abaixo do que o público espera. A CB 300F Twister custa, hoje, R$ 21.090 na versão CBS e R$ 21.990 na versão ABS. Se fosse hoje, apostamos que Sahara ficaria entre R$ 26 mil e R$ 28 mil.

Até junho, claro, isso e outras coisas podem mudar.

Comentários
Wid badge