Há pelo menos dois meses um dos principais assuntos no mercado brasileiro de motocicletas é a chegada da nova XRE 300 Sahara, modelo que já está na boca do forno, mas que a Honda insiste em não lançar. O que acontece? Afinal, a XRE 300 Rally/Adventure saiu de linha!
Pois pelo menos em teoria existem alguns motivos para isso: é preciso esgotar os estoques da antecessora nas concessionárias, não ofuscar a chegada da CB 300F Twister - que ainda é novidade - e... esperar o momento certo para lançar a nova moto com pompa e circunstância.
Se eu fosse um adivinho, não só ganharia na Mega Sena como também apostaria que a XRE 300 Sahara será lançada durante o Festival Interlagos, que acontece no final do próximo mês de junho. Para começar, é o principal evento do setor de duas rodas no país - e por isso atrai imprensa e gente do país inteiro.
Porém, além disso, tem caráter interativo, muito além da fórmula "estandes para o público apenas olhar". O evento permite conhecer as motos de perto, em detalhes, e a opção de test-rides tanto na pista do autódromo de Interlagos quanto em espaços alternativos, porém decentes. Enfim, as condições ideais para apresentar uma grande novidade com muito glamour.
Além disso, no final de junho a CB 300F Twister já terá quase seis meses de mercado. É um espaço de tempo bem razoável entre dois lançamentos importantes e de modelos que - sempre vale ressaltar - compartilham componentes. Para quem não lembra, a "nova Sahara" terá o mesmo motor da Twister, o monocilíndrico injetado, flex e refrigerado a ar que rende até 25,7 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,6 kgf.m a 5.500 rpm.
Por fim, no mesmo prazo é bem provável que os estoques da XRE 300 "antiga" já tenham esgotado.
Com o zum-zum-zum em torno da nova Sahara, a XL 750 Transalp 2023 ficou meio esquecida. A moto foi lançada lá fora no Salão de Milão realizado no segundo semestre do ano passado. Questionada, na época, se a moto seria vendida no Brasil, a Honda naturalmente (e como sempre) desconversou.
Mas está lá no site de imprensa da marca: "será comercializada no Brasil? Boa pergunta, mas com certeza é uma motocicleta com a cara do nosso país, e que certamente faria muito sucesso entre os aficionados da alta tecnologia Honda e do estilo aventureiro".
Pra bom entendedor, pingo é letra. A moto foi lançada na Europa e, como acontece regularmente não só com modelos da Honda mas também de outras marcas, a chegada a outros mercados é progressiva e eventualmente demorada. A rota comum é Europa, países asiáticos, Estados Unidos e América Latina.
Ou seja, se não acontecerem imprevistos extraordinários como uma nova recessão econômica ou uma segunda pandemia mundial de algum vírus, apostamos que a XL 750 Transalp será vendida no mercado brasileiro. Vale lembrar que a Honda registrou essa nova Transalp no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em setembro do ano passado.
Motivos para isso existem. Primeiro, a geração anterior foi vendida aqui entre 2011 e 2014 (segundo registros na tabela Fipe) - e ainda que tenha chegado atrasada e defasada em relação ao modelo então vendido na Europa, teve seu espaço e até hoje é uma moto bem vista no mercado.
Segundo, é um segmento de mercado com poucas opções realmente on/off-road. A própria Honda tem ali a NC 750X, mas é um modelo bem mais voltado para o asfalto. A XL 750 Transalp pode não ser uma trilheira radical, mas aguenta estradas menos convidativas com muito mais destreza.
Por último, mas não menos importante, rumores fortíssimos dão conta de que a Yamaha finalmente venderá no país a Ténéré 700, inclusive montada em Manaus. A Honda deixará a rival se esfalfar sozinha no segmento das trail médias com preços não exorbitantes? Pouco provável, não é?
O motor da XL 750 Transalp é o mesmo da CB 750 que existe há pouco tempo lá fora. Por isso, é até nervosinho: são dois cilindros em linha com 92 cv de potência e 7,6 kgf.m de torque. A XL 700V Transalp que foi vendida aqui tinha motor V2 com 60 cv e 6,1 kgm.f do modelo anterior.
Quando a Transalp nova chega? Apostamos que no final do segundo semestre deste ano, já como linha 2024. Preços? Impossível estimar, mas obrigatoriamente devem ficar entre os R$ 41 mil da CB 500X e os R$ 58 mil da NC 750X. Então, em números de hoje, seria algo entre R$ 45 mil e R$ 50 mil.
Talvez pouca gente tenha reparado, mas a XL 750 Transalp tem design fortemente inspirado no da big trail CRF 1100 Africa Twin. A própria Honda diz que os dois modelos formam uma espécie de "família". O que está faltando? Uma caçula.
Será a XRE 300 Sahara, cujo visual certamente terá muito das duas e mais alguma coisa da NC 750X. Ou seja, nada de "bico de mosquito" lá na frente (afinal, quem criou essa moda tão feia?), um design geral interessante, o motor totalmente novo da CB 300F Twister - parem de perguntar se vai trincar cabeçote, ele é completamente diferente do usado nas velhas XRE/CB 300!
Por fim, a nova XRE 300 Sahara terá um preço alto, porque toda moto no Brasil é cara. Porém, será digno e abaixo do que o público espera. A CB 300F Twister custa, hoje, R$ 21.090 na versão CBS e R$ 21.990 na versão ABS. Se fosse hoje, apostamos que Sahara ficaria entre R$ 26 mil e R$ 28 mil.
Até junho, claro, isso e outras coisas podem mudar.