A linha 2025 dos modelos Yamaha Factor e FZ15 foi apresentada em outubro, mas na ocasião a fabricante ainda não tinha os preços. O motivo é que só entrariam em produção agora em dezembro, para chegar às concessionárias em janeiro.
Pois bem: agora os preços públicos sugeridos foram finalmente revelados.
A Factor será vendida em duas versões, standard e DX. Ambas têm novo design, farol de LED, novo painel com indicador de marchas e função Eco, carenagens do tanque pintadas com acabamento mais caprichado e tampa do tanque tipo aviação.
Mas a versão DX tem alguns quitutes a mais e acabamento diferenciado: novo farol de LED com exclusiva luz de posição integrada, rodas coloridas, spoiler de motor,
para-lama e traseira pintados na cor da moto, motor pintado de preto e nova alça
do garupa com acabamento premium de alumínio. A DX também pode receber tomadas USB tipo A e C, e cavalete central - como opcionais.
As duas mantém o conhecido motor BlueFlex monocilíndrico, refrigerado a ar e com 150 cm³, que entrega 11,8 cv de potência a 7.250 rpm com gasolina (12 cv com etanol) e 1,3 kgf.m de torque a 6.000 rpm.
Com tanque para 15,4 litros de combustível, curso de 12 cm na suspensão dianteira e de 11,1 cm na traseira, freios CBS com disco dianteiro e tambor traseiro, e pneus nas medidas 80/100 R18 na frente e 100/80 R18 atrás, a nova Factor será vendida nas cores Sports White (branco sólido), Red Hot (vermelho metálico) e Black Eclipse (preto sólido). O preço público sugerido é R$ 17.690 (mais frete e seguro).
Já a Factor DX será oferecida nas cores Silver Beskar (prata) com rodas verdes, Racing Blue (azul metálico) com rodas azuis e Midnight Black (preto metálico) com rodas douradas, por R$ 18.490 (mais frete e seguro). Quem levar as tomadas USB e o cavelete central pagará mais R$ 500 - R$ R$ 18.990 no total (mais frete e seguro). A garantia é de três anos e as revisões têm preços fixos.
Já a FZ15 é um modelo posicionado acima da Factor. Embora use o mesmo motor, tem design mais moderno e recursos que a moto de entrada não tem, como o Yamaha Motorcycle Connect, o Y-Connect.
Isso quer dizer que é possível conectar seu smartphone ao painel e, por meio de um aplicativo próprio, ter acesso, no próprio painel, a várias informações, como nível da bateria do celular conectado, notificação de mensagem recebida e notificação de ligação recebida.
Por isso mesmo a moto ganhou o sobrenome "Connected". Além do novo sobrenome, a FZ15 também ganhou na linha 2025 novo spoiler de motor, nova cor da tampa de proteção do escapamento (agora preta), e novas opções de cores.
O motor BlueFlex e o mesmo da Factor, mas com calibragem discretamente diferente - rende 11,6 cv de potência a 7.250 rpm com gasolina (11,7 cv com etanol) e 1,3 kgf.m de torque a 6.000 rpm.
A FZ15 tem farol de LED com projetor, luz de posição e lanterna de LED, tomada 12V na mesa do guidão, suspensão traseira monochoque que, freios a disco nas duas rodas com ABS na dianteira e painel multifunção bem completo.
Assim como a Factor, a Fazer FZ15 chegará às concessionárias em janeiro. Será vendida nas cores Titanium Grey (cinza fosco) com rodas vermelhas e Matt Green (verde fosco), além das já conhecidas Racing Blue (azul metálico) e Magma Red (vermelho metálico). O preço público sugerido é R$ 20.390 (mais frete e seguro). A garantia é de três anos e as revisões têm preços fixos.