Yamaha lança a linha 2023 da bem-sucedida R3

Modelo líder de vendas no segmento da esportivas tem novas cores e grafismos, mas a parte mecânica não sofreu alterações

  1. Home
  2. Motos
  3. Yamaha lança a linha 2023 da bem-sucedida R3
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em time que está ganhando não se mexe, certo? Pois a Yamaha já começou a vender no Brasil a linha 2023 da muito bem-sucedida R3, a líder de vendas no segmento das esportivas, e a novidade mais uma vez fica por conta das novas cores e grafismos. A parte mecânica não mudou, e nem precisava: ainda é bem atual, e principalmente em dia com a legislação de emissões de poluentes - algo determinante na sobrevida das motos no país.

Yamaha R3 2021 0
R3: na linha 2023, permanece a inescapável cor Racing Blue, quase uma marca registrada da Yamaha
Crédito: Divulgação
toggle button

Na linha 2023, a R3 passa a ser vendida na cor Monster Energy MotoGP Edition (preta metálica com detalhes em azul e grafismos da marca de energéticos). A nova cor vem se juntar à tradicional Racing Blue (azul metálica), que está sempre presente.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Assim, sai de cena a verde metálica da linha 2022, que por sua vez tinha entrado no lugar da bonita  vermelha fosca da linha 2021. Os grafismos ficaram mais discretos, e agora temos apenas a insígnia "R3" nas laterais da carenagem dianteira e "Yamaha" no spoiler inferior, embaixo do radiador. Ficou elegante!

A versão Monster Energy ABS tem cor predominante preta metálica com detalhes em azul
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor continua o nosso velho conhecido bicilíndrico de 321 cm³, que rende 42 cv de potência a 10.750 rpm e torque de 3 kgf.m a 9.000 rpm. O câmbio tem seis marchas com transmissão secundária por corrente, a suspensão dianteira é invertida Kayaba e a traseira é monochoque com sete ajustes na pré-carga da mola, enquanto as rodas são de liga leve com aros de 17 polegadas que calçam pneus Metzeller nas medidas 110/70 na frente e 140/70 atrás. Os freios são a disco na frente e atrás, ambos com ABS.

Os grafismos na versão R3 ABS ficaram mais discretos e elegantes: "R3" e "Yamaha" em azul degradê
Crédito: Divulgação
toggle button

O farol dianteiro e a lanterna traseira são com LEDs, mas os piscas continuam com lâmpadas tradicionais. Já o painel é a mesma telinha de LCD de antes, com as informações necessárias e mais indicador de marcha e shift-light - aquela luzinha que indica o momento certo de trocar a marcha.

O bom tanque pega 14,2 litros de combustível. O preço aumentou: passou de R$ 29.590 (R3 ABS) e R$ 29.490 (R3 Monster ABS) para R$ 30.390 e R$ 30.890, respectivamente.

Com shift-light e indicador de marcha, o painel continua sendo a telinha de LCD simples e completinha.
Crédito: Divulgação
toggle button

Yamaha R3 é líder entre as esportivas

A Yamaha R3 é um modelo muito bem-sucedido no mercado brasileiro. É líder quase permanente do segmento das esportivas, e quase sempre deixa para trás a principal concorrente - a Kawasaki Ninja 400, que apenas eventualmente toma a primeira posição da R3.

O segmento de motos esportivas no Brasil é relativamente pequeno diante do mercado total: responde por apenas 0,3% das vendas. Mas para as marcas é importante investir nele, porque são motos de alto valor agregado e, por isso, rentáveis. As mais baratas são justamente a Yamaha R3 e a Kawasaki Ninja 400 (que custa de R$ 33.810 a R$ 34.810) Todas as outras são maiores e bem mais caras, mas rendem bons lucros a seus fabricantes.

Confira abaixo as esportivas mais vendidas do Brasil em abril:

  • 1. Yamaha YZF-R3 - 107
  • 2. Kawasaki Ninja 400 - 92
  • 3. BMW S 1.000 RR - 92
  • 4. Kawasaki Ninja ZX-6R - 42
  • 5. Kawasaki Ninja 650 - 18
  • Comentários