Yamaha lança a versão World Raid da Ténéré 700

Moto tem mudanças no tanque, suspensões, painel e banco, entre outros componentes. Vendas na Europa começam em maio

  1. Home
  2. Motos
  3. Yamaha lança a versão World Raid da Ténéré 700
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Yamaha apresentou, na Europa, a esperada versão World Raid da Ténéré 700. Desde o Salão de Milão do ano passado o modelo já havia sido exibido mundo afora como conceito e até protótipo (cujas imagens rodaram o planeta), mas somente agora se torna versão de produção.

Em mãos treinadas a Ténéré 700 vira um brinquedo de gente grande
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Uma das novidades é o tanque de combustível suplementar, que eleva a capacidade total para 23 litros e permite ao piloto rodar cerca de 500 quilômetros sem abastecer. Na versão original, a moto leva apenas 16 litros de combustível. Os dois tanques são instalados lado a lado, e têm bocais diferentes. Segundo a Yamaha, o centro de gravidade e o equilíbrio da moto continuam os mesmos de antes.

A Yamaha Ténéré 700 World Raid é uma versão mais indicada para longas jornadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas não fica somente nisso. As suspensões passaram a ter 2 cm a mais no curso. Na frente, há novos garfos telescópicos fornecidos pela Kayaba, com ajustes de pré-carga, retorno e compressão. Atrás, o monochoque revê o link aprimorado e ganhou "piggyback", o reservatório de gás separado do conjunto mola-amortecedor. E no guidão surge um amortecedor de direção Öhlins com 18 ajustes de pressão.

Achou estranho? Mas é isso mesmo: os dois tanques estão lado a lado, cada um com seu próprio bocal
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o painel é uma tela de TFT colorida e com 5 polegadas, com mais informações e conectividade com smartphone. Mas não tem GPS . E o ABS nos freios passa a ter três ajustes, pode ficar ligado nas duas rodas, somente na dianteira ou desligado em ambas - uma facilidade para a rodagem em terrenos off-road.

Painel de TFT tipo tablet vertical tem conectividade, mas só reproduz as informações do smartphone
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, o banco também mudou e ficou mais reto que o da versão standard. Foi uma adequação para permitir o correto encaixe com os tanques e também facilitar o uso em trechos fora-de-estrada, onde o piloto frequentemente conduz a moto em pé. A seção do garupa pode ser removida, para dar lugar a um bagageiro com ou sem baú.

O motor é o mesmo da versão standard: bicilíndrico de 689 cm³, 72 cv de potência e 6,9 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
toggle button

Por fim, a moto ainda recebeu um para-brisa mais alto, pedaleiras mais largas, protetores de radiador e de motor e uma caixa de ar mais adequada ao uso em situações severas, como estradas empoeiradas. No motor, porém, nenhuma alteração. É o mesmo da versão standard, com 689 cm³, 72 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. As vendas na Europa começam em maio, com preço inicial em torno dos 14 mil euros - cerca de R$ 82 mil.

Comentários