Até o início deste ano, a Honda vangloriava-se de que o PCX 150 era o único veículo de duas rodas equipado com o sistema start&stop, tecnologia que desliga o motor em paradas mais longas e o religa assim que o acelerador é acionado. Em maio, a italiana Piaggio mostrou seu novo scooter Medley de 125 e 150cc também dotado do mesmo dispositivo tão comum em carros de luxo. Agora, chegou a vez da Yamaha adotar a ideia no Janus, um scooter de 125cc, lançado para o Vietnã e que terá o primeiro sistema start&stop da marca japonesa.
O Janus está equipado com a nova geração de motores de scooters da Yamaha batizado de “Blue Core”, a mesma família do NMax 160, vendido no Brasil. O Janus, porém, usa a versão de 125cc. Equipado com rodas de 14 polegadas e freio a disco na dianteira, o Janus 125 pesa 97 kg e tem espaço para 14 litros sob o banco.
O sistema “Start&Stop” da Yamaha irá equipar as duas versões top de linha, Janus Deluxe e Janus Premium, que deverão chegar ao mercado vietnamita somente em novembro. O objetivo do sistema é economizar combustível e poluir menos, uma vez que o motor é desligado em paradas mais longas – no caso do Honda PCX o sistema entra em ação depois que o motor está aquecido e em paradas maiores que 3 segundos.
Se você não conhece a tecnologia. Confira aqui em nossa avaliação do Honda PCX: