Yamaha Lander 250 2025: ajuste fino fez diferença

XTZ 250 Lander 2025 mantém boa experiência de pilotagem com novidades no visual, de conectividade e até no motor

  1. Home
  2. Motos
  3. Yamaha Lander 250 2025: ajuste fino fez diferença
Marcelo Barros
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Revelada pela Yamaha em outubro de 2024, a terceira geração da trail XTZ 250 Lander chegou às concessionárias da marca em dezembro do mesmo ano. O modelo veio com melhorias pontuais, como um novo farol com projetor em LED, painel atualizado com conectividade e tomada 12 Volts. Além disso, recebeu ajustes no motor para atender às exigências da legislação de emissões.

Apesar das novidades, o lançamento dividiu opiniões. Enquanto uma parcela dos fãs da Yamaha esperava por mudanças mais expressivas, que a colocassem em pé de igualdade com concorrentes diretas, como a Honda XRE 300 Sahara ou mesmo a Honda XR 300L Tornado, outra parte está na fila de espera nas concessionárias para comprar a nova Lander 250 2025.

A mudança visual mais significativa foi o novo farol com projetor de LED
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Lander com nova cara e essência preservadas

A Lander 2025 se destaca pelo equilíbrio entre atualizações e a preservação de sua essência funcional já conhecida. O farol com projetor em LED oferece iluminação mais eficiente, especialmente em trajetos noturnos.

O novo painel tem ótima visualização e traz conectividade com smartphones, mas não tem indicador de marchas. A moto também ganhou praticidade com a inclusão de uma tomada 12 Volts, ideal para carregar dispositivos durante a pilotagem.

<span styles="font-weight: 400;">O novo painel tem boa visibilidade dos dados, mas faltou o indicador de marcha</span>
Crédito: Marcelo Barros/WM1
toggle button

O coração do modelo, o motor monocilíndrico de 249 cm³, manteve o desempenho. Mas agora atende aos padrões de emissões do Promot 5, que entrou em vigor no início deste ano. Com isso, garante menor impacto ambiental sem comprometer a potência e o torque. Uma mudança que dividiu opiniões foi a eliminação do sistema flex. Agora, o motor aceita apenas gasolina.

<span styles="font-weight: 400;">O cânister reduz a poluição ao armazenar vapores do tanque e enviá-los ao motor</span>
Crédito: Marcelo Barros/WM1
toggle button

Como é pilotar a Yamaha Lander 250 2025?

No uso diário, a Lander 2025 mostra por que continua sendo uma das favoritas do segmento trail. A moto é empolgante, fácil de pilotar e bastante confortável.

A média de consumo registrada foi de 34 km/l em testes que equilibraram pilotagem urbana e trechos de estrada, mas sem excessos. A velocidade máxima é de bem razoáveis 145 km/h em condições favoráveis, mas a velocidade de cruzeiro confortável fica entre 90 km/h e 95 km/h.

<span styles="font-weight: 400;">A Lander não teve a desejada mudança nas setas, que são convencionais no modelo 2025</span>
Crédito: Marcelo Barros/WM1
toggle button

A 120 km/h, o motor trabalha próximo das 8.000 rpm, faixa em que entrega sua potência máxima. Esse comportamento mantém o desempenho consistente, mas exige mais trocas de marcha devido ao câmbio de apenas cinco velocidades, com relações curtas após a primeira marcha, que é mais longa.

<span styles="font-weight: 400;">Um dos destaques da nova Lander 2025 é o banco, que é bem confortável</span>
Crédito: Marcelo Barros/WM1
toggle button

Desempenho na cidade e na terra

Na cidade, a Lander conserva sua agilidade e conforto, características que a tornam uma ótima escolha para o uso urbano. É capaz de levar condutor e garupa com facilidade, oferecendo respostas rápidas em saídas de semáforo e superando com tranquilidade motos menores, como as de 125 cm³ a 190 cm³.

<span styles="font-weight: 400;">A suspensão traseira tem link e o útil ajuste da pré-carga da mola</span>
Crédito: Marcelo Barros/WM1
toggle button

Com passageiro, o conforto é mantido, mas é recomendável ajustar a pré-carga da suspensão traseira para garantir maior controle e estabilidade, sem perder a suavidade do rodar - mesmo em terrenos irregulares.

Para quem gosta de explorar trilhas e vias não pavimentadas, a Lander 2025 mantém sua competência. Com roda dianteira de 21 polegadas e suspensões de longo curso (mais de 20 cm na dianteira e na traseira), a moto enfrenta terrenos variados sem exigir grandes habilidades do piloto. Contudo, para aventuras mais extremas, a troca dos pneus originais por modelos específicos para off-road pode ser necessária.

<span styles="font-weight: 400;">Novo punho esquerdo com seletor de farol, DRL e lampejador no lugar tradicional</span>
Crédito: Marcelo Barros/WM1
toggle button

Conclusão: moto exibe custo-benefício e versatilidade

A Yamaha Lander 250 2025 chega ao mercado com uma evolução discreta, mas eficiente, e permanece fiel à proposta de uma trail versátil e robusta. Embora não tenha trazido mudanças revolucionárias, as atualizações no motor, na iluminação e na conectividade reforçam seu apelo junto aos motociclistas que buscam uma moto confiável e adaptável tanto ao uso urbano quanto ao fora de estrada.

<span styles="font-weight: 400;">Um “super poder” das motos trail como a Lander é poder andar em qualquer terreno</span>
Crédito: Marcelo Barros/WM1
toggle button

 Vamos acompanhar o balanço após um ano de vendas e compará-la às concorrentes diretas para avaliar se a estratégia da Yamaha foi acertada.

Ficha técnica – Yamaha Lander 2025

Preço: R$ 28.590 + frete e seguro

Cores: cinza, azul, verde ou vermelho

Motor: monocilíndico, duas válvulas, comando simples, injetado, refrigerado a ar e a gasolina, com 249 cm³, potência de 20,9 cv a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.000 rpm

Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente

Suspensões: dianteira com telescópios convencionais e 22 cm de curso, e traseira monochoque com link, 20,4 cm de curso e ajustes na pré-carga

Freios: dianteira com disco de 24,5 cm e ABS, traseira com disco de 20,3 cm

Pneus: Metzeler Tourance nas medidas 80/90 R21 na frente e 120/80 R18

Dimensões: 82 cm de largura, 1,2 m de altura e 1,4 m de entre-eixos. Banco a 87,5 cm do solo e 156 quilos de peso em ordem de marcha

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório