Revelada pela Yamaha em outubro de 2024, a terceira geração da trail XTZ 250 Lander chegou às concessionárias da marca em dezembro do mesmo ano. O modelo veio com melhorias pontuais, como um novo farol com projetor em LED, painel atualizado com conectividade e tomada 12 Volts. Além disso, recebeu ajustes no motor para atender às exigências da legislação de emissões.
Apesar das novidades, o lançamento dividiu opiniões. Enquanto uma parcela dos fãs da Yamaha esperava por mudanças mais expressivas, que a colocassem em pé de igualdade com concorrentes diretas, como a Honda XRE 300 Sahara ou mesmo a Honda XR 300L Tornado, outra parte está na fila de espera nas concessionárias para comprar a nova Lander 250 2025.
A Lander 2025 se destaca pelo equilíbrio entre atualizações e a preservação de sua essência funcional já conhecida. O farol com projetor em LED oferece iluminação mais eficiente, especialmente em trajetos noturnos.
O novo painel tem ótima visualização e traz conectividade com smartphones, mas não tem indicador de marchas. A moto também ganhou praticidade com a inclusão de uma tomada 12 Volts, ideal para carregar dispositivos durante a pilotagem.
O coração do modelo, o motor monocilíndrico de 249 cm³, manteve o desempenho. Mas agora atende aos padrões de emissões do Promot 5, que entrou em vigor no início deste ano. Com isso, garante menor impacto ambiental sem comprometer a potência e o torque. Uma mudança que dividiu opiniões foi a eliminação do sistema flex. Agora, o motor aceita apenas gasolina.
No uso diário, a Lander 2025 mostra por que continua sendo uma das favoritas do segmento trail. A moto é empolgante, fácil de pilotar e bastante confortável.
A média de consumo registrada foi de 34 km/l em testes que equilibraram pilotagem urbana e trechos de estrada, mas sem excessos. A velocidade máxima é de bem razoáveis 145 km/h em condições favoráveis, mas a velocidade de cruzeiro confortável fica entre 90 km/h e 95 km/h.
A 120 km/h, o motor trabalha próximo das 8.000 rpm, faixa em que entrega sua potência máxima. Esse comportamento mantém o desempenho consistente, mas exige mais trocas de marcha devido ao câmbio de apenas cinco velocidades, com relações curtas após a primeira marcha, que é mais longa.
Na cidade, a Lander conserva sua agilidade e conforto, características que a tornam uma ótima escolha para o uso urbano. É capaz de levar condutor e garupa com facilidade, oferecendo respostas rápidas em saídas de semáforo e superando com tranquilidade motos menores, como as de 125 cm³ a 190 cm³.
Com passageiro, o conforto é mantido, mas é recomendável ajustar a pré-carga da suspensão traseira para garantir maior controle e estabilidade, sem perder a suavidade do rodar - mesmo em terrenos irregulares.
Para quem gosta de explorar trilhas e vias não pavimentadas, a Lander 2025 mantém sua competência. Com roda dianteira de 21 polegadas e suspensões de longo curso (mais de 20 cm na dianteira e na traseira), a moto enfrenta terrenos variados sem exigir grandes habilidades do piloto. Contudo, para aventuras mais extremas, a troca dos pneus originais por modelos específicos para off-road pode ser necessária.
A Yamaha Lander 250 2025 chega ao mercado com uma evolução discreta, mas eficiente, e permanece fiel à proposta de uma trail versátil e robusta. Embora não tenha trazido mudanças revolucionárias, as atualizações no motor, na iluminação e na conectividade reforçam seu apelo junto aos motociclistas que buscam uma moto confiável e adaptável tanto ao uso urbano quanto ao fora de estrada.
Vamos acompanhar o balanço após um ano de vendas e compará-la às concorrentes diretas para avaliar se a estratégia da Yamaha foi acertada.
Preço: R$ 28.590 + frete e seguro
Cores: cinza, azul, verde ou vermelho
Motor: monocilíndico, duas válvulas, comando simples, injetado, refrigerado a ar e a gasolina, com 249 cm³, potência de 20,9 cv a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente
Suspensões: dianteira com telescópios convencionais e 22 cm de curso, e traseira monochoque com link, 20,4 cm de curso e ajustes na pré-carga
Freios: dianteira com disco de 24,5 cm e ABS, traseira com disco de 20,3 cm
Pneus: Metzeler Tourance nas medidas 80/90 R21 na frente e 120/80 R18
Dimensões: 82 cm de largura, 1,2 m de altura e 1,4 m de entre-eixos. Banco a 87,5 cm do solo e 156 quilos de peso em ordem de marcha
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