Com a proximidade do fim do ano, muita gente já estava apostando que a Yamaha ia passar 2024 sem anunciar novidades. Mas eis que a marca japonesa anunciou ontem (8/10) uma ampla renovação em vários de seus modelos.
A ação contemplou os modelos Factor 150, Fazer FZ15 e FZ25, os scooters NMax 160 e XMax 250, a trail XTZ 250 Lander e - para surpresa geral - o lançamento de um scooter elétrico.
A Factor 150 ganha visual renovado e uma segunda versão mais sofisticada. O design repaginado trouxe um novo conjunto ótico dianteiro com farol de LED e luzes de rodagem diurna (DRLs), painel blackout com tela de LCD, indicador de marchas e função Eco, nova alça de garupa e spoiler embaixo do motor.
A moto também passa a ser vendida em duas versões, standard e DX - esta segunda, nova, tem cavalete central, grafismos diferenciados, para-lama e traseira pintados na cor da moto, tampas laterais do motor na cor preta e rodas na cor verde "marcador de texto".
O motor, porém, permanece o mesmo de antes: o monocilíndrico de 150 cm³ flex, refrigerado a ar e injetado, que entrega 11,8 cv de potência (12 cv com etanol) e 1,3 kgf.m de torque. Freios e suspensões não mudam. A produção começará em dezembro e a moto chegará às lojas em janeiro. O preço não foi revelado.
A FZ15 passa a ter o sobrenome "Connected", que a Yamaha dá aos modelos que tem painel conectável ao smartphone - e esta é uma das novidades da moto na linha 2025: novo painel blackout conectável e com função Eco.
O modelo também ganha spoiler embaixo do motor, proteção de escape em na cor preta e tomada 12 Volts na mesa superior. O motor é o mesmo da Factor, o monocilíndrico refrigerado a ar e flex com 150 cm³, 11,8 cv de potência e 1,3 kgf.m de torque.
Mas os freios a disco nas duas rodas com ABS no dianteiro e a suspensão traseira monochoque são mais sofisticados. Produção em dezembro e nas lojas em janeiro, também sem preço revelado.
A Fazer FZ25 chega à linha 2025 com novas carenagens laterais e novas entradas de ar que lhe dão um aspecto mais musculoso. Além disso, passa a ter partes pintadas em preto fosco - bloco do motor, tampas laterais e guidão -, que criam um contraste bacana.
O farol mantém o projetor de luz e luz de rodagem diurna (DRL), mas agora a iluminação é full-LED - incluindo lanterna e piscas. Também ganha novo banco, com espuma mais densa, e mantém a suspensão traseira monochoque com sete ajustes, bem como os freios com ABS nas duas rodas.
A moto também ganhou o sobrenome "Connected" porque também passa a ter um novo painel de LCD, maior, com fundo blackout e conectável com smartphone. Para completar, a FZ25 passa a ter novos espelhos.
E o motor? Bem, continua lá, sem mudanças, o velho monocilíndrico de 250 cm³ refrigerado a ar, que entrega 21,3 cv de potência e 2,1 kgf.m de torque. O câmbio mantém as cinco marchas. A Fazer FZ25 2025 começará a ser produzida este mês e chegará às lojas em dezembro, com preço público sugerido de R$ 23.590 (mais frete).
A esperada renovação da Lander finalmente veio. E, como era esperado, foi mais no visual e herdou soluções já aplicadas na irmã menor XTZ 150 Crosser.
Como não poderia deixar de ser, a Lander agora tem farol com projetor de luz, que assim como na Crosser parece uma "boca de pato" aberta - mas aqui na Lander ficou menos exótico. O para-lama dianteiro ficou mais curto, o tanque ficou mais musculoso e as abas laterais ficaram menores. A moto também passa a ter luzes de rodagem diurnas (DRLs).
No geral, a moto ficou com visual mais robusto e menos simpático do que antes - mas isso não é demérito: o novo "look" combinou com a proposta versátil da Lander. E, sim, a trail também passa a ser "Connected" - recebeu um painel maior, blackout e conectável.
O motor - que é o mesmo da Fazer FZ25 - também não mudou. Permanece nosso conhecido monocilíndrico refrigerado a ar de 250 cm³, que na Lander é calibrado para 20,9 cv de potência e 2,1 kgf.m de torque. A Lander 2025 chegará às lojas em dezembro e custará R$ 27.490 (mais frete) - não por acaso, R$ 680 mais barata que a Honda XRE 300 Sahara mais acessível e R$ 200 a menos que a XR 300L Tornado.
O scooter NMax já era "Connected", mas surge na linha 2025 com mudanças absolutamente relevantes. Foi o modelo que sofreu mudanças visuais mais profundas - e as mais bem-sucedidas.
Em outras palavras: o NMax ficou muito bonito e o novo visual provavelmente dará um fôlego às vendas do modelo, cujos números já tiveram números melhores. No mundo real, o NMax passa a ser o scooter mais bonito de seu segmento.
O conjunto ótico dianteiro tem visual futurista com projetor de LED central e luzes de rodagem diurnas (DRLs) horizontais, enquanto o conjunto traseiro é todo embutido e remete aos de automóveis bem modernos. Impressionou!
Toda essa iluminação é full-LED e o modelo também ganhou novo painel blackout. As boas especificações ainda incluem controle de tração, freios com ABS e sistema start & stop.
Na mecânica, a suspensão dianteira com 10 mm de curso recebeu ajustes e sistema "oil lock", que melhora o amortecimento, enquanto na traseira o curso aumentou em 5 mm e passa a ser de 91 mm.
O motor, porém, não mudou. Ainda é o mesmo monocilíndrico refrigerado a água com 160 cm³ e válvulas variáveis, que rende 15,1 cv de potência com 1,4 kgf.m de torque. A produção começará em novembro e as vendas terão início em dezembro, por R$ 21.790 (mais frete).
O ótimo scooter "premium" da Yamaha ficou ainda mais sofisticado. O visual não mudou tanto e foi apenas refinado, com os conjuntos óticos dianteiro e traseiro redesenhados - agora, ambos foram um "X" quando acesos - tudo full-LED. O banco também foi redesenhado e a marca diz que ficou mais macio. Já era ótimo, vamos ver se realmente melhorou...
Mais à frente, o para-brisa ficou mais alto e discretamente fumê, o para-lama tem novo desenho e as setas mudaram para a parte superior, nas laterais do para-brisa.
Outra novidade bacana no XMax: o modelo agora tem dois painéis de instrumentos. Um é uma tela de LCD blackout que exibe as funções comuns do scooter e o outro é uma tela de TFT que exibe até informações de GPS - basta se conectar ao smartphone através de um aplicativo da prestigiosa marca Garmin - o Garmin Street Cross.
Esse segundo visor também é compatível com aplicativos como Whatsapp, Telegram e Instagram e até informa previsão do tempo e informações da música que o smartphone esta reproduzindo. Isso tudo além de outras informações mais habituais, como velocidade e consumo. Quer mais? O XMax também passa a ter - finalmente - tomadinha USB-C.
Como nada é perfeito, o esperado upgrade do motor para 300 cm³- que já existe lá fora - ainda não aconteceu. Então o XMax continua com 250 cm³, 22,8 cv de potência e 2,5 kgf.m de torque. Produção em novembro e chegada às lojas em dezembro, por R$ 34.990 (mais frete).
E quem diria que a primeira das quatro grandes marcas japonesas a lançar um scooter elétrico moderno no mercado brasileiro seria a Yamaha, hein?
Pois é, a marca, que tem fama de lenta por aqui no diz respeito a novidades e lançamentos, apresentou o Neo's. O bonitinho me lembrou um dos simpáticos robozinhos da animação "Wall-E", uma produção da Disney com a Pixar lançada em 2008.
Também "Connected", tem visual modernoso e será, na prática, uma espécie de vitrine de tecnologia da marca. Tem chave presencial, tomada 12 Volts, conectividade, ganchos para pendurar sacolinhas, porta-objetos dianteiro na parte interna do escudo frontal, iluminação full-LED e painel de LCD com função de pilotagem Eco.
Sob o banco, há espaço para um capacete aberto. E também é ali mesmo, no espaço sob o banco, onde vão encaixadas as duas baterias de lítio com tensão de 50,4 Volts que alimentam o motor elétrico que atinge pico de 2,4 kW e tem torque de 13,5 kgf.m.
A Yamaha não revelou a autonomia do Neo's, mas disse que é um veículo para trajetos curtos. As baterias são removíveis e podem ser recarregadas em tomadas simples, com recarga de 0% a 100% em nove horas - de 20% para 80%, é preciso cinco horas.
Uma curiosidade: quando a carga é menor ou igual a 20%, uma luzinha em formato de tartaruga acende no painel. Outros avisos exibidos são "Cold", quando a bateria está muito fria, e "Hot", quando está muito quente - aí a velocidade é automaticamente reduzida, para preservar a bateria. E há, ainda, o aviso "Old", para indicar quando a bateria estiver perto do fim de sua vida útil de três anos ou 25 mil quilômetros.
O scooter elétrico Yamaha Neo's começará a ser produzido em Manaus (AM) em janeiro e chegará às lojas em fevereiro do ano que vem, quando seu preço será revelado.