A Yamaha tem, em suas fileiras, duas motocicletas que são iguais, mas diferentes. Parece confuso? É, mas não é. Ok, parece papo de maluco... Mas é que os modelos MT-03 e R3 compartilham muitos componentes, inclusive o motor.
Desta forma, são motos com o mesmo porte e desempenho similar. Mas que têm propostas de uso bem diferentes. Então na hora de comprar um dos dois modelos, o caro leitor pode ficar em dúvida: leva para casa a naked ou a esportiva?
Para ajudar na escolha, comparamos aqui as duas. E, ao observar as vantagens de cada uma, ficará mais fácil escolher. Confira a seguir!
Os dois modelos usam o mesmo motor de dois cilindros em linha e oito válvulas, com duplo comando e refrigeração líquida. Com 321 cm³, entrega vigorosos 41,3 cv de potência máxima a 10.750 rpm com torque de 3 kgfm a 9.000 rpm.
Como o caro leitor pode ver, é um motor girador, que trabalha melhor em rotações altas. Desta forma, proporciona um desempenho forçudo para os dois modelos. Por outro lado, baixo consumo não é o forte desse motor: as motos fazem médias de 20 km/l a 25 km/l, aproximando-se, nesse aspecto, de modelos de maior cilindrada.
Mas é o preço que se paga por um desempenho divertido. As duas também têm outras especificações absolutamente iguais: câmbio de seis marchas, suspensões com tubos invertidos na frente e monochoque traseiro - cursos de 13 cm e 12,5 cm, respectivamente -, freios a disco na frente e atrás com ABS, pneus Metzeler 110/70 R17 na frente e 140/70 R17 atrás, tanque para 14,2 litros, vão livre de 16 cm e bancos a 78 cm do solo. De diferente, mesmo, só o peso: 169 quilos na MT-03 e 171 quilos na R3 - que é carenada.
Nas duas o painel de instrumentos também é o mesmo: uma bonita de LCD completinha em informações e conectável ao smartphone - tanto que as duas motos levam o sobrenome "connected". Em ambas você pode ver dados da moto no celular e algumas informações do celular na tela do painel.
Ou seja, a diferença está mesmo no design e na proposta de uso. A MT-03 é uma legítima naked, com parte da mecânica à mostra e nada de carenagens - só tem um spoiler sob o motor. No visual, que foi renovado no final do ano passado, exibe uma "cara" robótica com farol composto or um projeto de LED central coadjuvado por duas "linhas" também de LED na função de luzes de rodagem diurnas (DRLs). Um conjunto modernoso, mas que não é unânime. Eu, particularmente, não acho bonito, mas acho bacana e imponente.
Já a R3 é uma esportiva autêntica - ok, mais no visual do que no desempenho -, e ostenta carenagens frontal e laterais completas, farol central também com projetor e DRLs e "bolha" para-brisa. Naturalmente há diferenças entre as duas, como a posição dos piscas dianteiros, os espelhos, a rabeta e, claro, as pedaleiras do piloto, que são mais recuadas na R3. Difícil eleger qual das duas é mais bonita - mas eu escolheria, por pequena margem, a R3.
Aqui, sim, vemos diferenças. A pilotagem da MT-03 é mais confortável. O piloto "veste" a moto com uma precisão difícil de igualar: braços naturalmente apoiados no guidão, que fica em altura muito adequada, pés apoiados nas pedaleiras que também estão em boa posição, e um banco com níveis de conforto e anatomia que deveriam estar presentes em todas as motos.
Na R3 o piloto vai um pouco mais inclinado à frete, apoiado em um guidão mais baixo e protegido pela bolha. A posição não é muito "deitada", mas é mais esportiva do que na MT-03. E, por isso, menos confortável. Mas o banco é tão com quanto o da naked - aliás, é igual, inclusive a parte do garupa.
O desempenho das duas é igual. Há certa morosidade e baixos giros, mas basta ganhar algum embalo que o motor bicilíndrico mostra sua energia. Já na segunda marcha e ali pelos 40 km/h você sente entusiasmo, mas é nas rotações mais altas que as duas motos entregam diversão em boa dose. As duas também são boas de curva e exibem frenagens eficientes, embora não impressionantes.
Como a performance de ambas é igual, no final das contas a escolha deve levar em conta três aspectos: design, conforto e funcionalidade. A MT-03 é para quem curte o visual limpo e sem carenagens, e quer uma posição de pilotagem mais cômoda. É uma moto mais adequada ao uso diário.
Já a R3 é para quem prefere as esportivas, gosta de se sentir um Valentino Rossi das ruas e curte a posição de condução mais inclinada à frente. É uma moto mais indicada para curtição, passeios e até mesmo track days. É mais emoção e menos razão. Com posição de pilotagem mais cansativa, não é tão adequada ao uso diário.
A esportiva R3 tira mais onda, mas também é um pouco mais cara: custa R$ 36.990 mais R$ 1.463 de frete e seguro. Já a MT-03 parte de R$ 33.990 e o custo de frete e seguro é de R$ 1.453 - apenas R$ 10 a menos. E aí, qual das duas vocês levaria para casa?



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