A Yamaha apresentou, esta semana, duas grandes - e esperadas novidades: as novas MT-03 e MT-07 linha 2026. Ambas surgem bem renovadas no design, com aprimoramentos mecânicos e, como tem acontecido com todos os mais recentes modelos da marca, conectados.
O caro leitor deve lembrar que, no final do ano passado, a Yamaha renovou sua linha de baixa cilindrada. Apresentou, em uma só tacada, modelos como o scooter elétrico Neo´s e as motos Factor e Lander bastante modificadas, entre outras. E, em janeiro último, veio o scooter Fluo 125 com motorização híbrida.
Agora em 2025, é a vez das motos de média e alta cilindrada. Aqui vamos mostrar a MT-07 2025. Já a MT-03 o caro leitor poderá conferir, em detalhes, nesta outra matéria. Vamos nessa?
Muita gente nem lembra, mas a Yamaha Mt-07 foi lançada no mercado brasileiro há 10 anos. De lá pra cá colecionou bons números de venda, fruto de uma relação custo/benefício interessante que unia bom desempenho com uma pilotagem confortável e divertida. Mas já há algum tempo a moto sentia o peso da idade, pois não acompanhou as atualizações feitas no modelo vendido lá fora.
Agora, porém, isso mudou. A nova MT-07 é exatamente igual à moto vendida na Europa. Foi bem renovada, principalmente no design - que em nada lembra a antecessora: a MT-07 também ganhou o visual agressivo, exótico e robótico que já vemos em algumas outras motos da Yamaha.
Na frente surge uma nova moldura para o conjunto ótico, que agora é composto por um projetor de luz na parte superior e duas luzes de rodagem diurnas (DRLs) logo abaixo - em uma inusitada configuração que parece a da nova MT-03, porém invertida.
Mais acima o novíssimo - e lindíssimo - painel passa a ser uma tela de TFT colorida repleta de informações e ajustes, bem destacada da moldura logo abaixo. Na MT-03, por outro lado, o conjunto - que não tem o painelzão de TFT - ficou mais harmonioso.
Ainda no aspecto visual, a moto também exibe "roupa" toda nova - tanque, abas laterais, bancos, tampas laterais e rabeta. No geral, ficou mais compacta e agressiva, e não lembra nada o modelo de aparência "simpática" e já datada que vinha sendo vendido no país.
Muito além do visual, a MT-07 também foi modernizada na mecânica e na tecnologia. Para começar, uma curiosidade: a Yamaha botou na moto um sistema de "amplificação acústica", que através de fendas em um acabamento sobre o tanque busca realçar o ronco do motor e levá-lo de forma mais direta para o piloto.
Além disso, a MT-07 passou a ter controle de tração, suspensão dianteira com tubos invertidos e 13 cm de curso, embreagem assistida e deslizante, iluminação full-LED e ainda novas rodas de liga com tecnologia de fabricação patenteada pela Yamaha - que permite que tenham raios fininhos e sejam mais leves. Os pneus, por sua vez, também são novos: passam a ser Dunlop Sportmax Q5A, nas medidas 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás.
O painel de instrumentos, aliás, é um show à parte. Bonito e com ótimas cinco polegadas, exibe todas as informações necessárias e também permite ajustes dos modos de direção, da cor de fundo dia/noite/automática, dos quatro modos de exibição das informações e dados do computador de bordo. Para completar, é conectável com o smartphone do piloto, assim como já acontece em outros modelos Yamaha vendidos no mercado brasileiro.
Usando o já conhecido sistema Y-Connect e pareado ao smarthphone, permite ao condutor atender chamadas recebidas e controlar a música durante a pilotagem com o uso de intercomunicador. Também é possível instalar gratuitamente o aplicativo Garmin StreetCross e usar um mapa completo ou da navegação curva-a-curva com informações de trânsito em tempo real.
Para facilitar os ajustes e o uso, a moto ganhou novos comandos individuais, com botão de seleção e retorno da função e um "joystick" no punho esquerdo. Até os piscas da moto ganharam novidade: têm dois métodos de operação: um clique suave faz com que pisquem três vezes, e um clique completo faz com que pisquem continuamente. Esta segunda opção tem desligamento automático após 15 segundos ou 150 metros percorridos.
A moto também está com sinalização de parada de emergência (ESS). Quando o sistema detecta uma frenagem repentina, os piscas são acionados em modo alerta para sinalizar que a moto está desacelerando mais rápido do que o normal.
Na ergonomia, mais novidades: a nova MT-07 Connected tem uma posição de pilotagem mais envolvente, com o guidão 9 mm mais largo, 22 mm mais baixo e 9,3 mm mais recuado (mais próximo do piloto), enquanto os pedais estão 10 mm mais baixos, aumentando o espaço para as pernas.
Também foram feitas modificações na estrutura da moto. A principal no pivô do braço oscilante, que exibe formas, espessura e biela novas. O diâmetro e a espessura dos tubos de aço também foram revistos, assim como as placas de reforço. O curso da suspensão traseira monochoque é de 13 cm.
O motor, contudo, não mudou: continua lá o bicilíndrico Crossplane de 689 cm³, que entrega 73,4 cv de potência a 8.750 rpm com torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. Obviamente refrigerado a água, agora tem acelerador eletrônico.
Outras especificações importantes da MT-07 são o câmbio de seis marchas com a inédita embreagem assistida e deslizante e os freios com ABS nas duas rodas. Com 2,06 m de comprimento, 78 cm de largura, 1,11 m de altura e 1,39 m de entre-eixos, a MT-07 2025 tem banco a 80,5 cm do solo, tanque para 13,6 litros e 183 quilos em ordem de marcha.
A produção da nova Yamaha MT-07 Connected em Manaus (AM) começará em abril e a moro deverá chegar às concessionárias da marca em maio. Será vendida nas cores Matt Dark (preta fosca), Ice Fluo (cinza fosca) e Racing Blue (azul metálica), com garantia de quatro anos e revisões com preço fixo. O preço público sugerido é R$ 57.990 (mais frete e seguro).