Yamaha R15: as primeiras impressões na pista

Pilotamos, no Autódromo de Interlagos, a versão preparada para competição da nova esportivinha da marca japonesa

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Alexandre Ciszewski
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Uma das principais novidades do Festival Interlagos, a esportivinha Yamaha R15 chamou a atenção dos olhares e levantou muitos questionamentos durante o evento. Nós, do WM1, tivemos a oportunidade de dar algumas voltas no Autódromo de Interlagos com a moto preparada para competição.

O modelo de rua, que começará a ser vendido no Brasil em novembro, por R$ 18.990, tem um motor monocilíndrico de 155 cm³, refrigerado a líquido, com 18,8 cv de potência em uma faixa de rotação bem alta, a 10.000 rpm, com torque de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm. O câmbio tem seis marchas e a embreagem é assistida e deslizante.

Yamaha R15 Festival Interlagos 2023 (18)
A Yamaha R15 é uma moto muito divertida na pista
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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A Yamaha R15 tem chassi deltabox, garfos dianteiros convencionais na suspensão dianteira, monochoque traseiro, com balança em alumínio, e freios com discos e ABS nas duas rodas, que calçam pneus nas medidas 100/80 R17 na frente e 140/70 R17 atrás.

A nova esportivinha da Yamaha chega às lojas em novembro por R$ 18.990
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Diferenças entre a Yamaha R15 de rua e de pista

A moto de pista, que terá uma categoria monomarca no Brasil em breve, tem algumas mudanças. Para perder peso, são retirados os faróis, lanternas, piscas, espelhos retrovisores, pedaleira e banco de garupa e suporte de placa, por exemplo.

A moto de pista, que terá uma categoria monomarca no Brasil em breve, tem algumas mudanças em relação à versão de rua
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O escapamento completo também é substituído, e como o sistema não é tão restritivo nas questões de ruídos e emissões, representa um ganho de potência na faixa dos 10%. A Yamaha R15 exclusiva para as pistas também tem pedaleiras mais altas e recuadas, guidão mais baixo e pneus de competição Pirelli Supercorsa.

As Yamaha R3 e R15 prontas para entrar na pista durante o Festival Interlagos 2023
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Como anda a esportivinha na pista

Na pista, tudo isso se transforma em pura adrenalina e muita diversão. A moto é muito leve, não chega aos 141 quilos da versão de rua, e isso vira muita agilidade nas retomadas, principalmente nas saídas de curva. O baixo peso do piloto aqui (menos de 60 quilos) ajuda no desempenho divertido da esportivinha: a velocidade máxima mostrada no painel, na reta dos boxes do Autódromo de Interlagos, foi de 150 km/h!

A Yamaha R15 exclusiva para as pistas tem pedaleiras mais altas e recuadas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O ronquinho do valente motor Yamaha empolga e instiga a acelerar. O câmbio está bem dimensionado e bem ajustado, na medida para diversão na pista. A embreagem assistida e deslizante é um capítulo à parte - faz com que as reduções das marcha para atacar as curvas seja ainda mais esportiva e prazerosa. Nas frenagens, temos o auxílio de bons freios com ABS - disco de 282 mm na frente e 220 mm atrás, que transmitem segurança.

Se na pista a moto já tem um comportamento muito bom, as chances de a pilotagem ser bastante dinâmica e gostosa no dia a dia são grandes. Mas isso só poderemos ver, com certeza, quando testarmos a nova Yamaha R15 em condições normais de uso, na cidade e na estrada.

Veja a galeria de fotos da nova Yamaha R15:

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