A Yamaha acaba de apresentar no Salão de Milão (EICMA), na Itália, a linha 2025 da Yamaha Ténéré 700. A novidade muito nos interessa, pois a chegada da moto ao mercado brasileiro no ano que vem foi confirmada no último Festival Interlagos - Motos.
Só que a moto que estava em Interlagos era um pouco diferente desta que foi apresentada no EICMA - ela tem aprimoramentos visuais e mecânicos. Então qual será a TE700 que virá para o Brasil?
Pois bem, a boa notícia é que já será essa linha 2025 exibida por lá. Isso quer dizer que receberemos a moto atualizadíssima. Mas quais foram as mudanças? Vamos a elas.
Inspirada nas Ténéré que participaram de competições importantes como o Rally Paris Dakar na década de 1990, a Ténéré 700 foi lançada lá fora em 2018. Desde então é esperada no Brasil - mas sua vinda só foi confirmada este ano, para 2025.
O design mudou. Não deixou de ser exótico, mas agora tem iluminação full-LED aprimorada e novo design do farol com quatro projetores de LED individuais "empilhados" em uma estrutura de alumínio e montagem em forma de "Y". Complementando, há novas carenagens.
Outra mudança: em comparação com o modelo anterior, o tanque de combustível de 16 litros foi movido para a frente, para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal. A parte superior agora é mais baixa, o que também contribui para uma distribuição de peso mais equilibrada.
O banco também é novo. Feito em uma peça (o anterior tinha duas) e inspirado nos de modelos de rali, é longo e estreito. Diz a Yamaha que oferece maior liberdade de movimento durante a pilotagem. A moto também recebeu novos protetores de mão, com cores combinadas com a moto.
A suspensão dianteira também sofreu mudanças. Fornecida pela prestigiosa marca Kayaba, é invertida e tem tubos de 43 mm de diâmetro, 21 cm de curso e ajustes de compressão e retorno do amortecedor - que são feitos girando parafusos nas extremidades de cada telescópio.
Além disso, o novo ajuste de pré-carga pode ser facilmente acessado também na parte superior de cada bengala.
Já a suspensão traseira foi revisada. Agora tem novo design do link traseiro, ficou mais macia e pode ser ajustada em pré-carga, compressão e retorno sem uso de ferramentas. O curso é de 20 cm. O corpo do amortecedor traseiro é de alumínio e o reservatório de gás, separado.
Isso mantém o óleo da suspensão resfriado e pressurizado para evitar a formação de bolhas de ar quando o amortecedor está totalmente estendido.
Quer mais? Há um batente da haste do amortecedor de borracha superdimensionado que fornece amortecimento adicional em condições extremas de pilotagem.
As mesas superior e inferior também são novas com uma braçadeira inferior de alumínio forjado e coroa de alumínio fundido combinando para fornecer resistência adicional ao mesmo tempo em que contribui para reduzir.
Sim, o painel também mudou. Agora é uma tela de TFT vertical colorida de 6,3 polegadas. Com design inspirado em "roadbooks" usados pelas motos de rali, tem conectividade simples com smartphone para desbloquear uma série de recursos, incluindo a integração perfeita de chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação "turn-by-turn" pelo aplicativo Y-Connect.
Esses recursos podem ser controlados usando um interruptor no punho esquerdo. Assim, o piloto controla as funções sem tirar a mão do guidão. O smartphone ainda pode ser carregado em uma tomadinha USB-C - que é protegida por uma tampa à prova d'água.
O novo display exibe informações como velocidade, rotações do motor, navegação, nível de combustível, consumo médio, temperatura ambiente e indicador de mudança de marcha, entre outras.
Aliás, os interruptores nos punhos também mudaram e, segundo a Yamaha, tornam a rolagem pelas muitas funções mais fácil e intuitiva.
Além disso, os indicadores de direção também foram atualizados, com novos recursos adicionados ao comutador do lado esquerdo: a seta pode ser configurada para sinalizar três vezes e apagar ou então sinalizar continuamente por mais tempo e apagar automaticamente.
O já famoso motor de dois cilindros em linha e 690 cm³, quatro válvulas e refrigeração líquida recebeu o Yamaha Chip Controlled Throttle (YCC-T). Sua principal vantagem é oferecer diferentes mapas de condução. No caso, dois: Sport, mais agressivo; e Explorer, mais suave, para o off-road.
Outra alteração na parte mecânica foi feita no duto de admissão de ar, que agora é mais curto e contribui para uma curva maior de torque em baixas rotações - o que melhora o desempenho off-road.
Atualizações também foram feitas na embreagem, cuja posição de atuação foi movida para a frente (35° no sentido horário) e que ganhou nova capa protetora com formato mais simples e ergonômico.
Já a caixa de câmbio foi revisada para oferecer trocas de marchas mais suaves: o número de engrenagens convexas e côncavas nas marchas foi aumentado de cinco para seis entre a primeira e a terceira marchas, para reduzir impactos, enquanto o ângulo da engrenagem foi modificado na quarta e na sexta marchas, reduzindo a folga ao acelerar e desacelerar.
O controle de tração e o ABS dos freios agora podem ser desligados para que o piloto tenha controle manual total em qualquer superfície. O ABS, inclusive, pode ser desligado nas duas rodas ou somente na traseira. Tudo isso é selecionado por um menu no painel.
Apesar de todas essas mudanças, a altura do assento da Ténéré 700 permanece em 87,5 cm - é alto, mas como o banco é estreito, a moto pode ser conduzida por pilotos de diferentes estaturas.
Por fim, outras mudanças na Ténéré 700 2025: o suporte do silenciador foi atualizado, os pontos de montagem das malas laterais foram reforçados, o descanso lateral foi redesenhado e reposicionado, e as pedaleiras do piloto ficaram maiores (1 cm mais largas)
A pré-venda da Ténéré 700 2025 começará no primeiro trimestre do ano que vem, quando o preço será divulgado. Segundo nosso colega e colaborador Marcelo Barros, do perfil @motordomundo, a pré-venda começará em março de 2025.
A produção em Manaus (AM) está prevista para começar em agosto, e a chegada da moto às lojas deverá acontecer em setembro. Ou seja, já será quase 2026...
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