Depois de quatro anos de espera, finalmente a Yamaha Ténéré foi confirmada para o mercado brasileiro. Lançada lá fora no final de 2019 e com vendas iniciadas na Europa em 2020, a moto chegará por aqui no primeiro trimestre de 2025. O preço ainda é mistério - embora tenhamos estimativas -, mas as especificações já são conhecidas.
Vamos, então, conhecer os detalhes e as especificações da Ténéré 700 que será vendida no Brasil. Confira a seguir:
A moto é movida por um motor de dois cilindros em linha, injetado e refrigerado a água. Com oito válvulas, dois comandos e 689 cm³ de cilindrada, entrega 73,4 cv de potência a 9.900 rpm e torque de robustos 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. Repare que a faixa de uso útil é bem extensa, o que garante elasticidade e boas respostas em diversas faixas de giros.
A Ténéré 700 tem câmbio convencional com seis marchas, coroa e pinhão com 46 e 15 dentes, respectivamente, e secundária por corrente reforçada de passo 525.
Na frente, a moto tem bengalas invertidas com tubos de 43 mm de diâmetro. Podem ser ajustadas na compressão e no retorno, e têm curso de 21 cm. Na traseira, monochoque apoiado em balança com links. Tem ajuste de pré-carga, compressão e retorno, e 20 cm de curso.
Na dianteira, a T7 tem um par de discos flutuantes e ventilados do tipo wave, com 282 mm de diâmetro. As pinças têm dois pistões cada, tudo da grife italiana Brembo. Atrás, disco simples de 245 m m com pinça de um pistão. O ABS tem três modos: funciona em ambas as rodas (exigência legal para rodagem no asfalto), apenas na roda dianteira ligado, com o da roda traseira desligado (proporciona maior controle em trilhas de terra ou pedras soltas), e totalmente desligado, para aventuras off-road que precisam de derrapagens controladas.
A Ténéré usa rodas de alumínio raiadas fornecidas pela renomada marca japonesa DID. Têm 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás - a melhor combinação para o uso no off-road severo. Já os pneus são Pirelli Scorpion Rally de uso misto, com medidas 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 atrás.
O chassi da Ténéré é fabricado em aço tubular. Tem berço duplo inferior, onde o motor vai apoiado. O Ângulo de caster é de 27 graus e a distância livre do solo é e 24 cm. A moto pesa 205 quilos em ordem de marcha e o tanque pega 16 litros de combustível - a autonomia teórica é superior a 350 quilômetros. Comprimento total de 2,37 m, distância entre-eixos de 1.595 mm, largura máxima de 90,5 cm, altura de 1,45 m e para o corpo estreito.
Dificilmente motos trail são realmente bonitas. A Ténéré são é exceção, mas apesar de beleza não ser exatamente seu predicado, o design impressiona por transmitir sensações de robustez e imponência. Na frente, o conjunto ótico tem dois projetores de faróis e duas luzes de posição. De perfil, a moto exibe corpo esguio, enquanto a traseira é arrebitada e também fina, algo próprio para motos de uso misto com forte aptidão off-road.
O banco é quase reto - próprio para off-road - mas está a 87,5 cm do solo. Ou seja, pilotos de baixa estatura terão dificuldades com a altura da moto. A iluminação é full-LED.
A moto tem para-brisa alto, protetores de mão e guidão de alumínio do tipo fat bar. O espaço ali disponível permite a instalação de dispositivos de navegação adicionais, como GPS ou um road book de rally. Já o painel é uma espécie de tablet vertical com tela de TFT de cinco polegadas. Exibe duas opções de temas para visualização das informações: um com design moderno e dinâmico, e outro com uma aparência mais tradicional, que lembra a era analógica.
Nas duas opções são exibidos velocímetro, indicador de marchas, nível de combustível, hodômetros total e dois parciais, autonomia estimada, consumos médio e instantâneo, e ainda medidores de percurso com contagem regressiva. Para acessar as opções, usa-se um botão de rolagem no punho direito.
A Yamaha Ténéré 700 será vendida no Brasil com duas opções de cores - a clássica azul metálica (Icon Blue) e a cinza fosca (Tech Kamo).