Yamaha YZF-R1M 2022 chega aos EUA e à Europa

Uma das mais cobiçadas motos da marca japonesa no Brasil, de onde saiu de linha em 2016, ganha a série especial "R1M"

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Roberto Dutra
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As duas motos da Yamaha mais cobiçadas no mercado brasileiro são a Ténéré 700 e a YZF-R1. Mas, infelizmente, ambas não foram "selecionadas" para o nosso mercado. A Yamaha Ténéré 700 foi lançada lá fora em 2019 e sempre foi muito cogitada para cá, mas a trail não obteve homologação para nossas leis de emissões e, principalmente, de ruídos, conforme explicamos aqui no WM1. Já a superbike chegou a ser vendida no país entre 1998 e 2016, saiu do mercado e nunca mais voltou. Lá fora, porém, continuou viva e exuberante.

Yamaha Yzf R1m 2022 (8)
A YZF-R1M em seu esplendor e glória: motor de 998 cm³ rende 200 cv de potência a 13.500 rpm
Crédito: Divulgação
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Enquanto os brasileiros morrem de saudades, a linha 2022 da YZF-R1 acaba de ser anunciada para os mercados americano e europeu - e chega na forma da série especial limitada R1M. Feita para rodar nas ruas, mas principalmente em pistas e track days, essa versão é inspirada na moto usada pelo Team Yamaha no MotoGP e tem todas as tecnologias mais modernas que podemos ver em uma motocicleta atualmente.

Um exemplo é a mais recente versão da suspensão eletrônica dianteira de competição fornecida pela grife sueca Öhlins para uma moto de produção - chama-se Öhlins Electronic Racing Supension (ERS) . Segundo a Yamaha, o sistema permite fazer curvas, frear e acelerar da maneira mais eficiente possível, com respostas rápidas e firmes. A suspensão traseira monochoque também é Öhlins, com reservatórios de gás externos (piggy-back).

Yamaha Yzf R1m 2022 (4)
A rabeta é curta e arrebitada, com lanterna embutida e piscas pequenos para reduzir o arrasto
Crédito: Divulgação
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Além disso, é equipada com o mais avançado dispositivo de quickshifter - aquele que permite trocas de marchas sem uso do manete de embreagem -, controle eletrônico de freio com dois modos, que "lê" continuamente informações como ângulos de curvas e acelerações e ajusta a pressão para evitar travamentos ou frenagens inadequadas. Isso além dos tradicionais controles eletrônicos de largada, de freio-motor, de tração, anti-empinamento e do ABS.

Yamaha Yzf R1m 2022 (9)
Com grande entrada de ar e filetes de LED, o design frontal é agressivo e robótico
Crédito: Divulgação
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Para gerenciar bem tudo isso, a unidade de medição inercial (IMU) tem seis eixos. Os ajustes, por sua vez, são feitos por botões no punho esquerdo, e tudo é monitorado pelo belíssimo painel de instrumentos com tela de TFT que mais parece um videogame. Já o motor de 998 cm³ é uma usina de força: rende 200 cv de potência a 13.500 rpm. Como tem apenas 202 quilos de peso, a relação peso/potência é de quase "um pra um" (1kg/cv). O torque é de 11,6 kgf.m a 11.500 rpm e o câmbio tem seis marchas com secundária por corrente.

No alto do tanque, a plaquetinha com a inscrição "R1M" e a numeração da unidade: exclusividade
Crédito: Divulgação
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Uma boa contribuição para esse baixo peso é a carenagem exclusiva dessa versão, toda feita em fibra de carbono. Além disso, a balança traseira é de alumínio, outro material leve. Por falar em carenagem, o design da moto é uma atração à parte. Inspirada na moto M1 do MotoGP, a frente bicuda tem aparência agressiva e robótica, com uma enorme entrada de ar central que separa dois filetes de luzes de LED.

O painel parece um joguinho de videogame: programe sua volta rápida, vá para a pista e divirta-se
Crédito: Divulgação
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Mais abaixo, maiores, porém ainda discretos, estão os verdadeiros faróis da moto. Em cima do tanque, outra bossa: uma placa de metal com a numeração individual da unidade reforça a exclusividade da moto (mas a Yamaha não divulgou quantas unidades vai produzir). Lá atrás, a rabeta é como manda o figurino: curta, arrebitada, também toda em fibra de carbono e com lanterna e piscas discretos, para gerar o menor arrasto possível.

Detalhe do topo das suspensões dianteiras: sistema eletrônico fornecido pela grife sueca Öhlins
Crédito: Divulgação
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Outras especificações importantes da moto são os pneus Bridgestone Battlax RS 11 nas medidas 120/70 R17 na frente e 200/55 R17 atrás (esse é um pneuzão!), o curso de 12 cm nas duas suspensões e o tanque para 17 litros de combustível - a Yamaha aponta um consumo médio de 13,8 km/l com a gasolina europeia, mas claro que isso depende da mão do piloto.

Vendida apenas na cor "icon performance", a YZF-R1M custa, nos Estados Unidos, US$ 30 mil - ou pouco mais de R$ 150 mil em conversão direta. Lá na Europa, o valor é de 27.965 euros - cerca de R$ 160 mil. Se fosse vendida por aqui, encostaria facilmente nos R$ 200 mil - e este preço proibitivo é, provavelmente, o motivo de sua ausência.

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