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Assim como acontece com as motos e scooters destas duas marcas, os modelos da Zontes também serão comercializados nas concessionárias que originalmente eram apenas da Suzuki. Assim, as lojas terão quatro "bandeiras" - Suzuki, Haojue, Kymco e Zontes. Para quem não lembra, a JTZ é controlada pelo mesmo grupo que representa a divisão de motocicletas da Suzuki no país, a J. Toledo da Amazônia.
Inicialmente estão previstos três modelos, e todos já devidamente homologados para rodar por aqui. São as motos 310 V, 310 T2 e 310 R. Todas têm o mesmo motor monocilíndrico de quatro válvulas, comando simples no cabeçote, refrigeração líquida e 312 cm³, que rende 35 cv de potência a 9.500 rpm e torque de 3 kgf.m a 7.500 rpm.
É um motor muito parecido com o usado nas BMW G 310 GS e G 310 R. Configuração, capacidade cúbica, diâmetro e curso, e até potência e torque são similares, mas não é o mesmo motor: o da Zontes é feito na China e o das BMW, pela TVS indiana. O câmbio dos modelos da Zontes tem seis marchas e a secundária é por corrente, assim como nas pequenas BMW.
Zontes 310 V
A 310 V é uma street com pegada "power custom" e seu design parece ter sido inspirado no da Ducati Diavel - principalmente devido à traseira curta que parece suspensa no ar e por ter um estiloso encosto de garupa. Mas o visual do tanque e o farol em forma de diamante também remetem à italiana.A Zontes 310 V ainda tem belas rodas de liga leve, escape curto com ponteira para o lado e que acaba antes do pneu traseiro, suspensão dianteira com garfos invertidos, balança traseira com desenho de treliça e para-lama traseiro tipo para-barro apoiado em suporte unilateral.
Zontes 310 T2
Já a 310 T2 é a mesma moto "por baixo", mas "por cima" é um modelo de uso misto, com pegada on off-road. É uma "adventure", com suspensões mais altas e de maior curso (mas também invertidas), desenho inspirado no de modelos como as Triumph Tiger 900 (embora um pouco mais exótico) e diferenças óbvias em relação à 310 V, como o escape duplo apontado para o alto, o banco, o para-lama dianteiro e o conjunto ótico, entre outros.A moto ainda tem protetores de cárter e de motor, nas laterais, que serão de série e não opcionais, e para-brisa com ajuste elétrico, algo normalmente só visto em motos de categoria superior.
Mesmo painel de instrumentos
Tanto a V quanto a T2 têm o mesmo painel de instrumentos com uma linda tela de TFT. O instrumento tem quatro opções de exibição à escolha do piloto, dois modos de luz de fundo e ainda pode ser conectado via Bluetooth com o smartphone. As duas motos também têm quitutes com dois modos de pilotagem - econômico e esportivo - chave presencial e tomadinha USB, entre outros.Zontes 310 R
A 310 R, por sua vez, fica no meio do caminho entre essas duas. É uma street urbana com visual de naked invocada - porém mais tradicional que a V. Assim como as outras duas, tem chave presencial e modos de pilotagem, mas é menos sofisticada. O painel, por exemplo, é de LCD em formato tradicional. Certamente será a mais barata das três.Por falar em preço, naturalmente não há nada definido - nem divulgado - nesse sentido. As vendas das motos deverão começar somente no segundo semestre e até lá muita variação cambial pode acontecer. Mas apostamos em algo em torno dos R$ 33.000 a R$ 35.000 para a V e a T2, e um pouco menos para a R, na casa dos R$ 29.000 a R$ 32.000. Para comparar, a BMW G 310 R custa, atualmente, R$ 34.990, enquanto a G 310 GS parte de R$ 37.990 - e ambas são menos equipadas que as Zontes.
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