Olha só que curiosa a informação que você verá a seguir, a respeito dos dados de vendas de carros do ano passado: 10 carros venderam apenas uma unidade. Não é piada!
Você viu esta semana aqui no WM1 nos dados oficias de vendas da Abeifa, a associação das importadoras, que as vendas de importados registraram expressiva alta de 110,2% em 2023, muito impulsionada pela grande oferta de dezembro - o mês final sem imposto para modelos eletrificados -, que vendeu 282,4% a mais na comparação que o mesmo mês de 2022.
Desse relatório, notamos uma curiosidade: 10 automóveis, de quatro marcas diferentes associadas à Abeifa, registraram apenas um emplacamento oficial ao longo de toda a temporada. Quer saber quais são? Veja abaixo.
1. Aston Martin DBS e DBS770
Uma unidade de cada esportivo foi emplacada no ano passado. Não existe a informação de em qual estado cada modelo foi vendido, mas acreditamos que o acordo tenha sido fechado em São Paulo (SP), na loja que a empresa abriu em março de 2022, quando voltou ao país.
O DBS é um dos clássicos cupês da empresa. Com muito luxo e tecnologia, o modelo vem de Gaydon, na Inglaterra, equipado com motor V12 de 715 cv, capaz de fazê-lo arrancar de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e chegar à velocidade máxima de 340 km/h.
Já o DBS770 é justamente a versão de despedida do supercarro da empresa britânica. O "770" se refere justamente aos 770 cv que o superesportivo entrega, além de uma série de itens personalizados e exclusivos na comparação com a versão "convencional".
2. JAC T50 e iEV 350T
A JAC ainda conseguiu emplacar um único T50 em 2023 - sim, aquele SUV compacto movido por motor a combustão, sem nada de eletrificação, lançado no Brasil em 2018 e descontinuado em 2022, junto de todos os outros modelos com motor térmico.
Além dele, a empresa registrou a venda de um iEV 350T, um VUC com conjunto mecânico totalmente elétrico, lançado justamente na fase de renovação de portfólio da empresa. O curioso é que o site oficial da empresa apresenta uma série de veículos elétricos comerciais... menos este modelo!
3. Kia Mohave, Rio, EV6 e Telluride
Quatro modelos da Kia registraram apenas uma unidade vendida em 2023: o hatch Rio, o elétrico EV6 e os SUVs Mohave e Telluride. Curioso apontar que, destes quatro, três devem ser lançados no Brasil nos próximos anos - sendo que um, o elétrico EV6, já está praticamente certo.
Mohave e Telluride, por sua vez, devem chegar para mudar o patamar de luxo que os carros da Kia oferecem aos clientes. Seriam posicionados (bem) acima do Sportage - e vale lembrar que a fabricante ainda pode voltar a oferecer o Sorento, que se posicionaria entre o Sportage e o Mohave.
Já o Rio vai na contramão: depois de ter demorado a chegar (foi lançado oficialmente no começo de 2020, depois de muitas tentativas), não fez o sucesso que a marca coreana esperava - foram apenas 539 unidades emplacadas em quase dois anos -, e saiu de linha discretamente, no final de 2021. Até voltar à tona em 2023, com essa única unidade, ajudando a empresa a chegar em 540 unidades.
4. McLaren 720S e P1 (!)
Sim, veja só: a McLaren vendeu um P1 no Brasil em 2023! P1 é aquele carro super exclusivo lançado em 2013 e produzido até 2016 - portanto, a unidade vendida devia estar guardada a sete chaves.
O P1 foi mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra de 2012 e teve apenas 175 unidades produzidas em todo o mundo. É considerado o sucessor do McLaren F1. Híbrido (portanto, se a venda foi em SP, o carro não precisa enfrentar o rodízio), tem motor V8 biturbo de 737 cv aliado a um elétrico de 179 cv, que resultam em 916 cv de potência combinada. Com esse conjunto, o carro chegar à velocidade máxima de 350 km/h e vai de zero a 100 km/h em 2,8 segundos.
O outro que vendeu apenas uma unidade foi só um 720S convencional...
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade