Esses exercícios, essas listas dos suprassumo da década, são sempre legais. Além de entretenimento, servem também como fonte de informação. Nós aqui do WM1 já mostramos o top 10 dos automóveis mais vendidos nos últimos 10 anos. No entanto, agora te mostramos quais foram as marcas que mais venderam carros na década.
Antes de descer até o pé da página para saber quem está no topo da lista, deixa o seu palpite nos comentários de qual montadora você acha que foi a líder do decênio (entre 2011 e 2020) em unidades emplacadas!
Veja agora quais são as 10 marcas que mais venderam carros nos últimos 10 anos. Os números foram obtidos por meio do levantamento da Fenabrave, associação dos revendedores, e abarca automóveis e comerciais leves.
A Jeep teve meras 2.311 unidades do Cherokee emplacadas em 2011. Anos depois, em 2015, a montadora licenciou impressionantes 41.791 veículos. O sucesso de Renegade e Compass foi determinante para tornar a empresa, que pertence à Stellantis, uma das marcas que mais venderam carros no Brasil na última década.
À exceção de 2011, a Nissan nunca deixou de figurar no top 10 na década. No entanto, a montadora japonesa não conseguiu abocanhar nada melhor que um nono lugar. Seu desempenho, digamos, "mediano", também a coloca na nona posição do decênio.
A melhor posição da Honda no ranking de marcas que mais venderam carros nos últimos 10 anos foi uma honrosa sexta colocação em 2012. A empresa teve 134.970 unidades emplacadas naquele período, quando desbancou a Toyota. Esse foi o único ano em que a Honda conseguiu bater a rival. Mesmo assim, a montadora foi muito bem no decênio. Tanto que é a primeira do nosso ranking de marcas que mais venderam carros na década a ultrapassar a barreira de 1 milhão de licenciamentos.
Sempre à frente da Honda (exceto em 2012, como já falamos), a Toyota superou a rival nipônica no consolidado. A montadora teve 1.684.305 unidades emplacadas na década, desempenho que pode ser atribuído aos bons números de Corolla e Hilux no período.
Embora tenha tido muitos veículos em seu portfólio na última década aqui no Brasil, o sucesso da Hyundai em vendas é obra de um único veículo. Você nem precisa ser adivinho para saber que se trata do HB20, né? A sul-coreana foi tão bem no decênio que figurou no top 4 das montadoras em duas oportunidades: 2016 e 2020. Nesses dois anos, tomou o lugar da Ford.
A Renault mandou bem e, justamente por isso, abre o top 5 das marcas que mais venderam carros no Brasil nos últimos 10 anos. Isso graças ao Sandero, por muito tempo responsável pelos bons números da montadora francesa em nosso mercado. Hoje, a missão de sustentar o fabricante é do Kwid.
Se tomássemos apenas como referência os últimos movimentos da Ford no Brasil, a posição da marca neste ranking certamente seria de espantar. No entanto, há de se levar em consideração que a empresa norte-americana tem atuação centenária em nosso país e, não à toa, fez por muito tempo parte do "grupo das quatro grandes" por aqui. Resultado: quarto lugar na década e primeira do nosso top 10 a ter mais de 2 milhões de unidades licenciadas no período.
O carro mais vendido da última década é da Volkswagen. Só que nem o Gol foi capaz de levar a marca alemã ao topo. Vale destacar também que a VW não fechou nenhum ano da última década na liderança. Por isso, amarga a terceira posição do ranking.
A GM assumiu a liderança em automóveis e comerciais leves em 2016 e de lá nunca mais saiu. Coloque boa parte dessa dominância na conta do Onix, campeão de vendas desde 2015 e segundo carro mais emplacado da década.
Se a segunda metade da década viu a General Motors no topo, os primeiros cinco anos do período foram da Fiat. A marca foi a única a licenciar mais de 5 milhões de unidades no decênio. Número surpreendente, obtido muito por conta da trinca Palio, Strada e Uno.