Após alguns anos sem grandes novidades (o SUV Stelvio foi o principal lançamento desde 2016), a Alfa Romeo apresentou o Tonale, o inédito SUV híbrido que tem a missão de alavancar as vendas da marca italiana - que assim como a Chrysler, DS e Lancia, corre o risco de ser extinta pela Stellantis caso não seja lucrativa até 2031.
Posicionado abaixo do Stelvio, o Tonale tem como objetivo ser o carro de maior volume de vendas da Alfa Romeo. Irá ocupar o lugar do hatch médio Giulietta no portfólio atual da marca. Para viabilizar a sua produção, o Tonale é construído a partir da conhecida plataforma Small Wide Body, a mesma dos Jeep Renegade, Compass e Commander.
Um pouco mais encorpado que o Jeep Compass, o Alfa Romeo Tonale mede 4,53 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,60 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. De posse dessas medidas e de sua proposta mais sofisticada que a do Compass, o Tonale mira os potenciais compradores de Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA no mercado europeu.
Primeiro híbrido da Alfa Romeo, o Tonale é movido pelo conjunto utilizado pelo Jeep Compass 4xe vendido na Europa (e que deve chegar ao Brasil ainda este ano). O motor 1.3 turbo T270 a gasolina é o mesmo que recebe a tecnologia flex para ser utilizado pelos modelos da Jeep e pela Fiat Toro no mercado brasileiro. Combinado a um propulsor elétrico de 121 cv, o conjunto fornece 272 cv de potência total.
A configuração híbrida do Tonale pode rodar até 80 km apenas com o uso da eletricidade fornecida pelas baterias de 15,5 kWh em ciclo urbano. Assim como o Compass T270, o SUV da Alfa Romeo é dotado de um câmbio automático de seis marchas.
O SUV terá ainda uma motorização 1.5 turbo híbrida-leve de 130 cv, dotada de um sistema elétrico de 48 volts que entrega 20 cv extras, o que totaliza 150 cv. Uma versão equipada com turbocompressor de geometria variável eleva a potência total a 160 cv.
Nos Estados Unidos, o Tonale também será vendido com um motor 2.0 turbo a gasolina de 246 cv e 40,8 kgf.m de torque. Essa configuração terá câmbio automático de nove marchas e tração integral.
Entre os principais equipamentos de série, o Tonale terá praticamente tudo o que se espera de um carro de sua categoria. O interior será dotado de painel digital de 12,5 polegadas com grafismo inspirado nos instrumentos dos modelos dos anos 1960. A central multimídia de 10,25" será compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além da conexão com a assistente virtual Alexa.
O SUV será lançado na Europa ainda no primeiro semestre deste ano. Os preços serão divulgados nos próximos meses, mas rumores da imprensa estrangeira estipulam valores médios na casa dos 30 mil euros (cerca de R$ 180.700 na cotação atual).