O canal de notícias da Webmotors

24 Horas de Le Mans: veja os hipercarros da prova

Tecnologia, beleza e muito desempenho! Essas são algumas características dos bólidos que competem nessa prova histórica

por Rafael Ligeiro

Hoje e amanhã (11 e 12/06) acontece a 90ª edição de uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial: as 24 Horas de Le Mans. São 62 carros inscritos, cinco deles na principal divisão da competição, a de hipercarros.
Aliás, essa é a segunda vez que esses modelos disputam a corrida no Circuit de la Sarthe. No ano passado, a vitória ficou com o Toyota GR010 Hybrid do trio formado pelo inglês Mike Conway, pelo japonês Kamui Kobayashi e pelo argentino José María López. O WM1 não poderia ficar de fora dessa corrida tão importante, e traz aqui alguns detalhes interessantes sobre esses bólidos que vão competir na França!

Confira abaixo alguns detalhes sobre os hipercarros de Le Mans!





Toyota GR010 Hybrid

Em busca de sua quinta vitória consecutiva na corrida, a Toyota disputa as 24 Horas de Le Mans com dois modelos GR010 Hybrid: um pilotado pelo trio vencedor da prova do ano passado (Conway/Kobayashi/López) e outro pelo suíço Sébastien Buemi, pelo neozelandês Brendon Hartley e pelo japonês Ryo Hirakawa.
O retrospecto do hipercarro japonês no Mundial de Endurance (WEC) é simplesmente assombroso! São sete vitórias em oito corridas disputadas desde na competição, no ano passado. Por sinal, em 2021 cravou os trios campeões e vice-campeões, vencendo todas as seis provas da temporada.
O GR010 é um híbrido de tração nas quatro rodas que tem dois motores. O principal é um biturbo de 3.5 litros V6, a gasolina, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing, com potência máxima de 680 cv. Já o segundo é um elétrico, com bateria de ions de lítio e 272 cv. Ou seja, a potência máxima acumulada do carrão é de 952 cv!
Se esse é um número impactante por si só, se torna ainda mais impressionante ao levarmos em conta o peso mínimo do carro: apenas 1.040 quilos. Isso confere ao Toyota uma relação peso/potência de 1,09 kg/cv. Para comparação, um carro de Fórmula 1 apresenta aproximadamente 0,80 kg/cv.
Outra característica marcante do trem de força do hipercarro japonês é o câmbio sequencial semi-automático de sete velocidades.
Em termos estéticos, o GR010 lembra muito seu antecessor, o modelo TS050 – que disputou o WEC entre 2016 e 2020, com 19 vitórias em 34 provas, três delas em Le Mans. A principal distinção está na dianteira, mais alta e aberta que a do TS050, e nas dimensões.
O atual modelo da Toyota tem chassi de fibra de carbono com 4,90 m de comprimento, 25 cm a mais que o anterior; enquanto a largura é de 2 m e a altura é de 1,15 m -  em ambas, 10 cm a mais que no TS050.




Alpine A480

Terceira colocada nas 24 Horas de Le Mans de 2021, a Alpine busca sua segunda vitória em uma prova na série principal da corrida. O único triunfo aconteceu há nada menos que 44 anos: em 1978, com a dupla francesa formada por Jean-Pierre Jausaud e Didier Pironi.
O único Alpine inscrito para a corrida de 2022 tem ao volante o paulista André Negrão, campeão da série LMP2 do WEC na temporada 2018/19, ao lado dos franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière. Vale destacar que o trio lidera a classificação da atual temporada, com 57 pontos.
E para voltar a vencer em Le Mans, a Alpine aposta no A480, um modelo baseado no Rebellion R13 produzido pela construtora francesa Oreca – e que estreou nas pistas em 2018.
Dotado de um chassi de fibra de carbono com carroceria em carbono e kevlar, o carro tem medidas mais modestas que seu concorrente GR010, da Toyota. São 4,64 m de comprimento, 1,995 m de largura e 1,045 m de altura.
Mas as diferenças em relação ao adversário japonês não param por aí. O A480 tem tração dianteira e é equipado por um propulsor aspirado da montadora inglesa Gibson, o GL-458. O motorzão V8 de 4.5 litros rende potência máxima aproximada de 634 cv a 8.400 rpm. Já o câmbio é o X-Trac sequencial manual, de seis velocidades.
Por conta de sua cavalaria, digamos, mais discreta que o padrão da categoria, a Alpine pode ser um carro mais leve – o regulamento busca maior equilíbrio entre carros da categoria, o chamado Balanço de Performance (BOP). Logo, o A480 pesa 900 quilos, ou 140 quilos a menos que o modelo da Toyota. Com isso, a relação peso/potência do hipercarro francês é de 1,42 kg/cv - quase 20% maior que a do adversário.


Glickenhaus SCG 007 LMH

O modelo da equipe norte-americana Scuderia Cameron Glickenhaus disputa apenas a sua sexta prova na categoria, nesse fim de semana – a segunda em Le Mans. Até o momento, o melhor resultado do time com SCG 007 LMH foi o terceiro lugar nas Seis Horas de Spa-Francorchamps, com o trio formado pelos franceses Olivier Pla e Romain Dumas, e pelo australiano Ryan Briscoe.
Para as 24 Horas de Le Mans, a SCG alinhará dois carros no grid. Um deles será pilotado pelo paulista Pipo Derani, campeão do IMSA SportsCar Championship, nos Estados Unidos, em 2021. Ele compõe o trio do SCG 007 LMH número 708 com Pla e Dumas. No carro 709, o trio é formado por Briscoe, pelo francês Franck Mailleux e pelo inglês Richard Westbrook.
O modelo da Glickenhaus tem motorização diferente das dos concorrentes. Enquanto o carro da Toyota é híbrido (motores turbo e elétrico) e o Alpine é aspirado, o SCG 007 LMH tem um propulsor biturbo de 3.5 litros V8, a gasolina, que entrega uma potência máxima de 700 cv a 9.000 rpm.
Com 1.050 quilos, sua relação peso/potência é de 1,5 kg/cv, a maior entre os três hipercarros presentes nas 24 Horas de Le Mans.
Equipado com câmbio sequencial manual X-Trac de sete velocidades, o SCG 007 LMH também tem o maior tanque de combustível na série: leva 110 litros, contra 90 litros do GR010 e apenas 75 litros do A480. Com isso, o carro exibe uma autonomia maior a dos adversários, o que lhe permite intervalos maiores entre os reabastecimentos durante as corridas. O modelo também é o mais comprido e mais alto entre os hipercarros: tem 4,99 m de comprimento e 1,224 m de altura.

Comentários

Carregar mais