Ah, quando o esporte bretão e o universo automotivo colidem… Quando duas paixões desse nível se unem fica até difícil jogar luz em um problema. São muitas as parcerias entre clubes de futebol e montadoras de carros. Algumas frutíferas, outras não muito.
Mostramos para você cinco camisas de times de futebol com patrocínios de montadoras. Independentemente do sucesso nos gramados e do retorno em vendas, são duos que ficaram marcados nas nossas memórias. Dê uma conferida na nossa seleção.
Stuttgart e Mercedes têm uma relação amistosa já faz alguns anos. Além dos naming rights do estádio do time, hoje na Bundesliga, equivalente a primeira divisão do Campeonato Alemão, a montadora estampa a camisa da equipe desde 2012. Não é para menos. A sede da Daimler fica na mesma cidade do clube.
A Chevrolet foi a principal patrocinadora do Manchester United por sete temporadas. GM e Red Devils iniciaram a parceria em 2014 e, de acordo com a Reuters, o acordo era de 74 milhões de euros por ano. O clube de Old Trafford, que não ganha um título desde 2016-2017, decidiu, porém, fechar com a TeamViewer pelos próximos anos, dando fim à união com a gigante do setor automotivo.
O casamento entre Wolfsburg e Volkswagen vai além de um mero patrocínio. A cidade, de mesmo nome do clube, foi fundada para abrigar os funcionários da fábrica da VW. Assim, a instituição nasceu graças aos esforços dos colaboradores e da empresa. A montadora, aliás, é dona da equipe campeã da Bundesliga em 2008-2009, que manda seus jogos na Volkswagen Arena.
Assim como Volkswagen e Wolfsburg, a relação entre Juventus e Fiat vai além de retorno dentro e fora de campo. A família Agnelli, fundadora da empresa do ramo automobilístico, é dona da clube desde o fim dos anos 1960. A formação da Stellantis não abalou a relação, e a Juve hoje tem estampada em sua camisa o logo da Jeep — marca que pertence ao grupo composto por FCA e PSA.
O Bayern de Munique teve união estável com a Opel por muito tempo. A relação começou no fim da década de 1980 e só teve fim no início dos anos 2000. No período, o time se solidificou como uma potência no continente europeu e foi dominante nas competições locais.
Em 2009, a Audi comprou 8,33% das ações do clube por 90 milhões de euros. Embora a marca, que pertence ao grupo Volkswagen, não estampe a camisa do Bayern, é listada, além de dona, como uma das “patrocinadoras premium” da equipe.