5 carros clássicos curiosos e diferentes em Araxá

Montamos uma listinha de carros que chamam a atenção pela excentricidade

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Nico Borges
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O Encontro Nacional de Automóveis Antigos de Araxá, também chamado de Brazil Classics Kia Show, é o evento nacional que mais se aproxima do badalado Concours d’Elegance de Pebble Beach, nos Estados Unidos, e um digno par do Autoclásica, de Buenos Aires. Até a arquitetura do Grande Hotel Termas de Araxá, que emoldura a exposição, contribui para criar uma aura de refinamento.

Mas isso não significa que não apareçam carros curiosos. Seja pelo veículo em si ou por conta da história que ele carrega. Aqui estão os cinco automóveis mais interessantes eleitos pela reportagem do WM1.

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1. “Belly Tanker” Ford 1949

Belly Tanker Ford 1949 (2)
Belly Tanker Ford 1949: muitos desses carros foram construídos após a Segunda Guerra Mundial
Crédito: Nico Borges
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Depois da Segunda Guerra Mundial, muitos carros desse tipo, uma categoria à parte entre os hot rods, foram construídos nos Estados Unidos para acelerar principalmente em longos lagos de sal, para atingir a maior velocidade possível. A carroceria era um tanque extra de combustível de aviões de caça (apelidados de belly tank - tanque de barriga), uma das muitas peças aeronáuticas facilmente encontradas no final dos anos 1940 nos EUA. Neste exemplar, a mecânica é Ford.

2. Joagar 1960

Joagar 1960 (2)
Joagar 1960 é uma das sete unidade feitas em <span styles="font-weight: 400;">Jaboticabal (SP) por Joaquim Garcia</span>
Crédito: Nico Borges
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De 1953 a 1960, sete automóveis foram feitos em Jaboticabal (SP), por Joaquim Garcia que, além de mecânico, era músico e marceneiro. Esta picape é o único veículo remanescente e tem motor de quatro cilindros contrapostos, de 1 litro e 38 cv, e câmbio de três marchas. Talvez ele tenha se inspirado nos kei-jidosha, categoria de minicarros criada em 1949 pelo governo japonês para estimular o consumo e a indústria local. Afinal, apesar de a picape ter 3,60 m de comprimento, um dos carros dele media 3,20 m e os minicarros nipônicos tinham no máximo 3 m. 

3. Ford Mustang GT500 ‘Eleanor’ 1967

Mustang Shelby Gt500 ‘eleanor’ 1967 (1)
Shelby GT500 'Eleanor' 1967 foi o que mais chamou a atenção entre os Mustang do evento
Crédito: Nico Borges
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Com o aniversário de 60 anos do Ford Mustang, vários estavam no evento mineiro e este foi o que mais atraiu olhares. Afinal, o remake do ano 2000 de “60 Segundos” deu fama ao Mustang “Eleanor”, xodó do personagem de Nicolas Cage. Esta unidade é uma reprodução oficial do carro usado no filme, feito pela empresa Brand New Muscle Car, de Oklahoma, nos EUA. Um Mustang da década de 1960 mais barato deles não sai hoje por menos de US$ 270 mil.

4. Cadillac Fleetwood 75 1967

Cadillac Fleetwood 75 1967 (1)
Cadillac Fleetwood 75 1967 tem simplesmente 6,19 metros de comprimento
Crédito: Nico Borges
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Um dos temas de Araxá neste ano foram as limousines e esta se destaca não só pelos 6,19 m de comprimento (13 cm maior que uma Ram 3500), mas por ter sido testemunha de um fato histórico. Este carro levava o embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick, quando ele foi sequestrado no Rio de Janeiro, em 4 de setembro de 1969, por movimentos de resistência à ditadura militar. O americano foi solto 72 horas depois em troca da liberdade de 15 presos políticos, obrigados a se exilar no México.

5. Amphicar 770 1968

Amphicar 770 1968 (4)
Amphicar 770 1968 é um carro <span styles="font-weight: 400;">anfíbio capaz de navegar</span>
Crédito: Nico Borges
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A carroceria parece de barco e não é à toa, pois se trata de um carro anfíbio, capaz de navegar. Quase 4 mil unidades foram produzidas na então Alemanha Ocidental entre 1961 e 1968. Tem pneus flutuadores, as rodas da frente também servem de leme e o motor é um Triumph, inglês, de 1,1 litro e quatro cilindros, responsável por impulsionar as rodas traseiras ou o par de hélices, dependendo do “piso”. As velocidades máximas são de 109 km/h na terra e 11 km/h na água.

 

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