Lista: cinco carros inesperados vendidos em 2024

No relatório com todos os modelos emplacados no ano passado, de acordo com a Fenabrave, há figuras bem divergentes...

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Lista: cinco carros inesperados vendidos em 2024
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Imagine esperar a lista de carros mais vendidos do ano e se deparar com registros de emplacamento de modelos que deixaram de ser fabricados nos anos 1990. Foi isso que aconteceu, mais uma vez, em 2025: o relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) registrou alguns carros inesperados.

E quando falamos em "inesperados", falamos de modelos que deixaram de ser vendidos há anos - por isso que surpreenderam ao aparecer no relatório, justamente porque o órgão só contabiliza as unidades zero-quilômetro que foram emplacadas.

Os carros inesperados foram vários, mas nossa lista destaca os Chevrolet Chevette, o Fiesta Sedan, os Hyundai Elantras, a Volkswagen Quantum e as Fiat Elba que apareceram por lá.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Carros inesperados vendidos em 2024

1. Chevrolet Chevette

Cinco unidades do modelo foram emplacadas em 2024, sendo uma em dezembro. O curioso é que a entidade classifica o Chevette como "veículo de entrada", na mesma categoria que Renault Kwid e Fiat Mobi.

Curiosamente, ao lado dos Chevettes, no segmento de entrada, 49 unidades do Volkswagen Gol; 20 do Fiat Uno; oito do Volkswagen up!; três do Fiat Palio; três do Chevrolet Celta e três do Toyota Etios hatch também foram registradas no ano passado.

Chevrolet Chevette teve duas gerações no Brasil: a tubarão e a Monzinha (como o carro da foto)
Crédito: Reprodução/Webmotors
toggle button

2. Hyundai Elantra

Apesar de ter saído do mercado há muito menos tempo que os outros modelos citados na lista, foi curioso ver quatro unidades do Hyundai Elantra emplacadas em 2024.

O sedã foi vendido por aqui entre 2011 e 2020. Quando chegou, tinha motor 1.8 aspirado. Depois, passou a ter um 2.0 flex, também aspirado, de 167 cv de potência.

Lá fora o carro ainda existe e está em sua sétima geração.

Hyundai Elantra foi vendido no Brasil entre 2011 e 2020, e saiu de linha por baixa procura
Crédito: Reprodução
toggle button

3. Fiat Elba

A perua baseada no Fiat Uno - aquele de primeira geração, que depois passou a se chamar só "Mille" -, teve duas unidades emplacadas em 2024.

O curioso é que a Fenabrave não cita a origem do negócio para saber onde esses carros inesperados foram negociados. Se mesmo assim você tem interesse em adquirir uma Elba, só que usada, dê uma olhada no estoque da Webmotors!

4. Ford Fiesta Sedan

Uma única unidade do Ford Fiesta Sedan foi emplacada no país de acordo com a Fenabrave. Só não sabemos se foi o Rocam, o primeiro produzido no Brasil, ou se foi aquele mais moderno, que começou vindo do México e depois foi feito aqui.

O Fiesta era um carro compacto que rivalizava, em sua época, com Chevrolet Prisma, Volkswagen Voyage, Fiat Siena e demais sedãs compactos.

Hoje, seria concorrente direto de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e Fiat Cronos.

Fiesta Sedan teve duas gerações fabricadas no Brasil. A última saiu de linha em 2019
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Volkswagen Quantum

Aos fãs de carros confortáveis, uma única unidade da espaçosa Volkswagen Quantum - versão perua do sedã Santana - foi vendida em 2024, sabe-se lá para quem! O carro pode (e deve) nem ter sido emplacado diretamente pela Volkswagen, mas sim por um concessionário.

A Quantum era uma baita perua. Chegou até a ter versões esportivas, que foram feitas no Brasil. Teve duas gerações, foi fabricada entre 1985 e 2003 e se baseava no Santana, que por sua vez derivava da segunda geração do Volkswagen Passat alemão. Quer uma? Há 11 unidades disponíveis em nosso catálogo!

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Campo obrigatório