O mercado de veículos zero emplacou quase 375 mil unidades, no primeiro trimestre deste ano, se considerarmos carros de passeio e comerciais leves. Fiat, Chevrolet, Toyota, Hyundai e Volkswagen, nesta ordem, aparecem nas primeiras posições como as marcas que mais contribuíram para esse número. Mas, quais os carros mais vendidos pelos líderes.
A Fiat, por exemplo, com 21,4% de todos os emplacamentos, liderou com folga graças, principalmente, à força da sua picape compacta Strada. O modelo teve mais de 21 mil unidades vendidas, o que reforça a força do utilitário no mercado nacional - no ano passado, a picapinha foi o carro mais vendido no país. Vale lembrar que a irmã menor da Toro ganhou recentemente versão com câmbio automático CVT na linha atual.
A segunda montadora em volume de vendas a aparecer no ranking foi a Chevrolet. Apesar de perder a ponta para a Fiat no acumulado de 2021, a marca americana segue no encalço com Onix (17.348) e Onix Plus (12.181) entre os mais vendidos nesse primeiro trimestre.
Raridade nos showrooms das concessionárias durante a pandemia por conta da paralisação na produção provocada pela crise dos semicondutores, a dupla hatch e sedã conquistou a segunda e sétima colocação no ranking dos carros de passeio, respectivamente. Sendo que o Onix ficou pouco mais de 1 mil unidades abaixo do líder do ranking, o Hyundai HB20 - claro, com a exclusão dos comerciais leves.
A terceira marca que mais emplacou carros no país de janeiro a março foi a Toyota, com o Corolla Cross (10.584) como seu carro mais vendido, na 11ª posição do ranking. O SUV ficou à frente do Corolla três volumes.
Em quarto, a Hyundai foi a dona da ponta entre os carros de passeio com o HB20. O hatch da marca sul-coreana registrou 18.761 unidades emplacadas, pouco mais de 1,4 mil unidades acima de seu grande rival entre os hatches (e também entre os veículos de passeio), o Chevrolet Onix.
Na quinta posição do ranking, a Volkswagen fez bons números com o T-Cross (15.588). O modelo foi o SUV mais vendido no primeiro trimestre, e bateu potências desse segmento como Jeep Compass e Renegade.