A BYD apresentou nesta quinta-feira (5) o Yuan Pro, o seu novo SUV 100% elétrico. O modelo que utiliza a mesma base do Dolphin (segundo carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024 atrás apenas do Dolphin Mini) chega com preço interessante de R$ 182.800.
No entanto, para quem está namorando um carro eletrificado (híbrido ou elétrico) e ainda não está totalmente convencido em abandonar os motores à combustão, preparamos uma listinha com cinco carros novos e muito bons (excelentes é a melhor palavra) anunciados na Webmotors na mesma faixa de preço do BYD.
A nossa lista é basicamente formada por SUVs concorrentes do BYD Yuan Pro, mas também colocamos um carro para surpreender e, quem sabe, ajudar você a tomar uma decisão sobre o carro novo que colocará na garagem. Combinado? Então, bora!
E vamos começar pelo Corolla Cross, um SUV que pode atrapalhar muito as vendas do Yuan Pro. Pelo valor de R$ 182.800, é possível encontrar na Webmotors vários modelos do Toyota na versão XRE.
Nesta configuração 100% a combustão, o SUV fabricado em Sorocaba (SP) é equipado com motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, flex, que desenvolve 175 cv (etanol)/167 cv (gasolina) a 6.600 rpm e torque de 20,8 kgf.m (e/g) a 4.400 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT que simula 10 marchas.
Ok. O ZR-V não seduziu o cliente brasileiro como a Honda imaginava, tanto que as vendas estão distantes do que a marca japonesa projetava (1.000 unidades/mês). No entanto, nessa lista, o modelo surge como uma boa opção por entregar um espaço interno interessante e tecnologias de assistência ao motorista.
Na Webmotors há unidades anunciadas na faixa de preço do Yuan Pro. Todas são da versão Touring – a única, aliás, ofertada no Brasil –, que é equipada com motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, somente a gasolina, que entrega 161 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm. A transmissão é automática CVT que simula sete marchas.
Saindo dos SUVs médios e descendo para os SUVs compactos, a nossa sugestão de alternativa ao Yuan Pro é o Volkswagen T-Cross Highline, que na Webmotors é encontrado pelo mesmo preço do elétrico da BYD.
Ao contrário das duas primeiras sugestões, aqui o conjunto mecânico é turbinado. No caso do T-Cross Highline o motor é o já conhecido 1.4 turbo de quatro cilindros, flex, que entrega 150 cv de potência (e/g) a 4.500 rotações e torque de 24,5 kgf.m (e/g) totalmente disponível já a partir de 1.500 giros. O câmbio é automático de seis marchas.
Outro carro que não poderia ficar de fora é o Caoa Chery Tiggo 7, modelo que em agosto foi o terceiro SUV mais vendido do Brasil no varejo. Dentro da faixa do BYD Yuan Pro, a configuração do Tiggo 7 que está na mesma faixa de preço é a Pro Max Drive.
Nesta opção do SUV, o motor é o 1.6 turbo de quatro cilindros, que "bebe" apenas gasolina, e que entrega interessantes 187 cv de potência máxima a 5.500 rpm e torque de 28 kgf.m a partir de 2.000 rpm. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.
Que tal fechar a lista com um carro que não é SUV, mas oferece o mesmo tipo de conforto e ainda tem a capacidade de transportar carga? Estamos falando da Fiat Toro, segunda picape mais vendida do Brasil, atrás somente da irmãzinha Strada.
Aqui, escolhemos a configuração Ranch, que é equipada com motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, que desenvolve 170 cv de potência a 3.750 rpm e torque de 35,7 kgf.m a 1.750 rpm. O câmbio é automático de nove marchas.