Em um mercado cada vez mais recheado de opções, é cada vez mais raro que um carro venda muito mais que os seus concorrentes diretos.
Mas há exceções. Por um ou outro motivo, os automóveis abaixo tiveram números mais vistosos de emplacamento em fevereiro que os seus concorrentes diretos.
Veja quais são esses modelos e confira a nossa avaliação sobre os motivos dessas lideranças incontestáveis. Você concorda ou discorda?
No segmento de carros elétricos, ninguém segura o BYD Dolphin Mini. A combinação de boa autonomia e custo-benefício bacana faz com que o subcompacto da marca chinesa seja quase uma escolha padrão entre os modelos elétricos de entrada.
O "Dolphinho" somou 2.399 emplacamentos em fevereiro, enquanto o seu concorrente direto Renault Kwid E-Tech registrou apenas 46 licenciamentos no mesmo período.
A veterana - embora reestilizada - Chevrolet Spin tem como único concorrente entre os carros acessíveis de sete lugares o SUV compacto Citroën C3 Aircross, um produto novo e lançado no final de 2023.
Invertendo a lógica do mercado, a minivan da Chevrolet emplacou 1.566 unidades em fevereiro de 2025, ante as 484 unidades do modelo da marca francesa. Aqui pesa o fato de a Spin ter um público muito fiel e que adora o reconhecido motor 1.8 8V, de baixo custo de manutenção.
Uma das pioneiras do segmento das picapes intermediárias, a Fiat Toro conquistou o público com a combinação de ampla gama e a pegada parecida com a das caminhonetes "raiz", porém em um pacote menor.
A picape da Fiat emplacou, em fevereiro, 3.649 unidades. Já a concorrente mais próxima foi a RAM Rampage, com 1.854 unidades. Na verdade, nem dá para chamar de concorrente, né!? Ambas são - conceitualmente - bem parecidas. E filhas da mesma mãe, a Stellantis.
Reza a lenda que quem compra um Toyota SW4 nunca parte para outro modelo. Se isso é real ou não, eu não posso cravar. Mas os números do modelo no mercado dão a entender que há certa verdade nessa afirmação.
O SUV derivado da picape Hilux registrou 1.413 emplacamentos em fevereiro. O concorrente mais próximo foi o Mitsubishi Pajero, que no mesmo período teve 234 unidades registradas no Brasil.
E quem não gosta de um Ford Mustang? O único representante da escola americana de esportivos aqui no Brasil foi - de longe - o esportivo mais emplacados em fevereiro, com 101 unidades licenciadas.
O segundo esportivo da lista foi o alemão Porsche 718 Boxster, com 40 emplacamentos. Mas aqui a briga é boa e - tradicionalmente - sempre rola uma dança das cadeiras no ranking dos esportivos. Quem levará a melhor em março?