Não dá para reclamar da falta de opções de carros zero-quilômetro no mercado brasileiro. Com a concorrência acirrada, é bem raro que um automóvel venda muito mais que os adversários diretos.
Mas há algumas exceções e esse é justamente o tema dessa lista: cinco carros que dão um banho no adversários e são líderes isolados nos seus segmentos.
E além de mostrar os números, nós ainda apontamos as razões para todo esse domínio. Confira a lista de carros que vendem bem mais que os concorrentes e veja se você concorda com as nossas conclusões.
O Toyota SW4 emplacou somou 15.852 emplacamentos no acumulado do ano, até novembro. Número bem mais vistoso que os dos seus concorrentes diretos: o Mitsubishi Pajero e o Chevrolet Trailblazer, que no mesmo período somaram 2.650 e 1.767 emplacamentos, respectivamente.
Contribui para esse resultado a fama de carro robusto do SW4 - já que é um SUV derivado da amada picape Hilux - e a combinação de projeto relativamente atual e com bom custo-benefício. Tem versões com preços entre R$ 384.190 e R$ 437.890.
A Fiat Strada é um fenômeno de vendas. Com 128.444 registros no acumulado de 2024, é o atual best-seller do mercado de carros zero-quilômetro. Além disso, vende bem mais que a concorrente Volkswagen Saveiro, que somou 50.732 licenciamentos até novembro.
Além de ser um carro robusto e barato de manter, a Strada tem também uma gama bem variada de versões e configurações mecânicas, que inclui até a opção de motor turbo e do câmbio automático. A picape da Fiat tem versões entre R$ 105.990 e R$ 141.990.
E já que estamos falando da marca italiana, bora falar da Fiat Toro. A picape monobloco somou 49.438 emplacamentos entre janeiro e novembro. Quase o dobro da Chevrolet Montana (25.174) e quase cinco vezes mais que a Renault Oroch (11.747).
Apesar de ser mais cara que as concorrentes, a Toro é maior e tem mais jeito de picape "raiz". O modelo da Fiat tem também uma gama mais variada de configurações, que inclui opções rústicas e luxuosas, com tração 4x2 ou 4x4, e motores flex ou diesel. Os preços variam entre R$ 151.990 e R$ 219.990.
Quando o assunto é carro de sete lugares, a minivan Chevrolet Spin é uma das duas opções acessíveis do mercado brasileiro. A outra é o SUV compacto Citroën C3 Aircross, um projeto mais atual e que tem até a opção do motor turbo.
Mas, contrariando a lógica, a Spin vende bem mais: 22.325 emplacamentos até novembro, ante as 7.640 unidades do Citroën no mesmo período. Opinião de quem já andou nos dois carros: a minivan da Chevrolet é um carro mais refinado, enquanto o veterano motor 1.8 8V é visto como um trunfo pela clientela, por ser fácil de manter. A Spin tem versões entre R$ 122.990 e R$ 147.925.
O Toyota Corolla é um caso de carro cuja fama o precede. Um automóvel robusto, relativamente acessível e confortável, e que ainda é bem equipado e agrada ao volante. E ainda tem uma opção de motorização híbrida. Faz tudo bem, sem cometer faltas graves.
Características que explicam o domínio absoluto do modelo no segmento dos sedãs médios. Foram 34.113 registros até novembro, ante as 5.362 do Nissan Sentra no mesmo período. O volume somado dos cinco concorrentes mais vendidos não chega à metade dos emplacamentos do Toyota. O Corolla tem versões entre R$ 156.090 e R$ 198.890.
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