Cinco em cada 100 carros usados negociados no mês de abril no Brasil eram Volkswagen Gol. O modelo da marca alemã lidera (e há bastante tempo) os números de vendas dos automóveis usados no país. No mês passado, foram negociados 50.770 Gol, ou 5,4% do total de 940.265 veículos negociados, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores). O pódio dos usados mais comercializados foi completado por Fiat Pálio (30.278) e Fiat Uno (29.233).
Atual modelo mais vendido no mercado 0 km, a Fiat Strada também aparece com bons números e figura na quarta colocação entre os carros usados mais negociados no mês de abril. Já o Chevrolet Onix perdeu a coroa entre os 0 km desde o ano passado, mas continua com boa performance entre os usados. O modelo da GM terminou o mês de abril na sexta colocação entre os mais negociados. Veja abaixo o ranking dos top 10 de abril.
De acordo com balanço divulgado pela Fenabrave, o primeiro quadrimestre deste ano teve um total de 3,7 milhões de veículos usados negociados. O número representa uma retração de 21,2% em relação aos primeiros quatro meses de 2021, quando foram vendidos 4,7 milhões de veículos usados. Já o mês de abril deste, com seus 940.265 veículos negociados, apresentou uma retração de 13,5% em relação a março, quando foram vendidos 1.087.018 carros usados.
“A queda de abril está, diretamente, relacionada à diferença de 3 dias úteis em relação a março, que teve 22 dias úteis, contra apenas 19 em abril. A média diária segue estável. No acumulado do ano, como 2021 teve o maior volume da história nas transações de usados, temos uma base de comparação alta, e ajustes deste tipo podem acontecer. De qualquer maneira, temos notado uma estabilização nos volumes”, analisa o presidente da Fenabrave, Andreta Júnior.