Será que estes propulsores ainda dão um caldo ou você acha que os fabricantes já deveriam tê-los deixado de lado faz tempo? Listamos para você cinco motores antigos que fazem aquela hora extra no Brasil.
Ofertas de veículos seminovos é na Webmotors!!!
Conheça agora um pouco da história desses motores veteranos. Ah! Se lembrar de algum outro propulsor que está há bom tempo no mercado, deixe no campo de comentários!
1- 1.8 SPE/4 Chevrolet
A arquitetura do motor 1.8 SPE/4 da Chevrolet vem de lá do século passado. É a mesma dos modelos da marca da década de 1990. Se der mole, você ainda não havia nascido e o propulsor já estava lá, e empurrava o Monza do seu futuro pai.Evidente que o 1.8 SPE/4, que equipa o Chevrolet Spin, passou por melhorias. Hoje, por exemplo, tem injeção multiponto e maior eficiência energética. No entanto, sua essência é a mesma. Especulou-se até que fosse deixar de equipar a minivan na linha 2021, e daria lugar ao turbo, mas não. O 1.8 SPE/4 segue lá, pleno.
Compre seu Chevrolet 0 km, seminovo ou usado na Webmotors
2- 1.0 Fire Fiat
Sabe o 1.0 Fire Evo do Mobi? Tira o "Evo" e algumas melhorias, o propulsor volta a ser o bom e velho Fire, na área desde 2000. Para você ter uma ideia do quão antigo é o motor, ele ainda precisa do tanquinho auxiliar para trabalhar numa boa.À época da apresentação do Mobi, a Fiat foi alvo de críticas por ter lançado o subcompacto com motor ultrapassado e não ter "esperado" pelo 1.0 Firefly de três cilindros. Posteriormente, o modelo chegou a ganhar o vagalume, mas perdeu na linha 2020. O que sobrou? O Fire.
Gosta do Mobi? Veja ofertas de seminovos do modelo
3- 1.6 8V Volkswagen
A Volkswagen introduziu o motor 1.6 MSI e o 1.0 tricilíndrico em 2015. À época, esperava-se que fossem, aos poucos, tomar conta da área. No entanto, o fabricante não abandonou o valente 1.6 8V, que entrega 104 cv de potência quando abastecido com etanol e 101 cv na gasolina.No mercado desde 2001, o propulsor ainda empurra boa parte do portfólio dos alemães no Brasil. Gol, Saveiro, Voyage e Fox ainda têm o 1.6 8V debaixo do capô.
Procura um Volkswagen usado ou seminovo? Veja no estoque da Webmotors!
4- Prince/THP 1.6 Peugeot-Citroën e BMW
O propulsor, desenvolvido em parceria entre PSA e BMW, está no mercado desde 2006. A empresa alemã deixou de usá-lo em 2013, mas os franceses ainda o mantém em veículos comercializados por aqui, como 3008 e 5008.Vale ressaltar que o motor 1.6 THP (sigla para "Turbo High Pressure") foi adaptado para o mercado brasileiro a fim de que também fosse capaz de beber álcool.
Veja ofertas de Peugeot 0 km, seminovo ou usado aqui!
5- 1.8 E.TorQ Fiat
A história do motor não começou em 2010, quando passou a equipar o Punto. O propulsor é derivado do 1.6 da Tritec, uma joint-venture entre Chrysler e Rover (à época subsidiária da BMW).O propulsor começou a ser fabricado em 1999, na fábrica da empresa que foi construída na cidade de Campo Largo (PR). Após a saída da BMW da sociedade, em 2007, a Tritec se viu ameaçada. Em 2008, a Fiat compraria a empresa e, logo em seguida, transformaria os 1.6 nos 1.6 e 1.8 E.TorQ.
As distinções, vale frisar, entre 1.6 Tritec e 1.8 E.TorQ são muitas. No entanto, o comando simples no cabeçote foi mantido.
Encontre o seu Fiat 0 km, seminovo ou usado no estoque da Webmotors
Comentários