A Fiat Toro vai mudar de visual pela primeira vez esta semana - para sermos exatos, na quinta-feira (22). Esta é a primeira vez que a picape - considerada a grande "sacada" do Grupo FCA na década passada - altera o design de maneira mais abrangente, de forma que possamos chamar as alterações de face-lift de meia vida.
A Fiat Toro muda justamente para "receber" futuras rivais que podem ser lançadas no Brasil em 2022 - falamos de Hyundai Santa Cruz, Ford Maverick e possivelmente de Volkswagen Tarok. Mas antes de falar sobre todas as novidades do novo modelo do Grupo FCA, resolvemos relembrar sua história de cinco anos na reportagem abaixo. Venha com a gente!
Tudo começou na verdade em 2014, quando a Fiat mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano o conceito FCC4, um sedã com jeitão diferente que daria origem a um novo projeto. Na ocasião, a marca não confirmou que o protótipo era uma prévia do que seria a Toro, mas as imagens que temos do FCC4 mostram que ela já estava praticamente ali, na nossa frente.
O real lançamento da Toro aconteceu em 2016, dois anos depois da apresentação do conceito FCC4. A picape nasceu e já começou a bombar em seguida. Feita sobre a base dos Jeep Renegade (lançado em 2015) e Compass (que também estreou em 2016), suas vendas decolaram logo no início e de cara já mostraram que a Renault Duster Oroch, que havia chegado antes, não seria páreo para ela.
Segundo a Fiat, a Toro naquela época inaugurava o conceito de "SUP" (Sport Utility Pickup) ao combinar força e robustez de picapes com conforto e dirigibilidade de SUVs. É fato que isso não é verdade, já que a Oroch chegou meses antes, mas também é real que a Toro vendeu muito mais nestes cinco anos - a picape chegou a representar 92% do share de sua categoria recém-criada.
No final de 2016, já como linha 2017, a Toro já recebia um novo motor, já que a Fiat se preocupava com o baixo rendimento do 1.8 de entrada. Chegava à picape, na ocasião, o 2.4 Tigershark flex, de quatro cilindros com tecnologia MultiAir, capaz de render 186 cv e 24,9 kgf.m de torque. Até então, a picape oferecia o 1.8 E.TorQ flex e o 2.0 MultiJet II, turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgf.m - os dois atuais.
Nas versões 1.8 flex, a tração era dianteira e o câmbio é automático de seis marchas. Nas Tigershark 2.4, o motor também era flexível e a tração dianteira, mas a caixa de transmissão passava a ser a mesma das configurações a diesel, automática de nove velocidades. Já nas Toro turbodiesel, além do motor movido a óleo, o sistema de tração passa a ser 4x4.
Na linha 2021, vendida atualmente e lançada em meados do ano passado, a Fiat Toro perdeu a opção de motor 2.4, que nunca emplacou como a marca imaginava. Mas é importante frisar que as constantes transformações pelas quais o mercado de carros brasileiro passou nos últimos anos também mudaram a picape, que deixou de ser um modelo "básico" e passou a ser um carro de luxo.
Para efeito de comparação, a Toro em 2016 foi lançada com o preço inicial de R$ 76.500 - hoje, a versão mais barata no configurador da marca não sai por menos de R$ 114.883. Isso sem considerar os upgrades que a Fiat deve incorporar à linha 2022, que possivelmente terá valores mais salgados do que os atuais.
A linha 2021, que deixa de ser oferecida com a chegada da 2022, nesta quinta (22), também rendeu à Toro uma importante novidade na cabine. A picape passou a oferecer, a partir da atualização, o novo sistema de entretenimento que permite conexão via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, que havia estreado na nova Strada, meses antes.
A picape que será lançada esta semana trará a primeira renovação visual do modelo, esteticamente igual desde o lançamento, em 2016. Entre as principais novidades, a Toro terá mudanças na grade dianteira, novidades no interior e passará a ser equipada com motor 1.3 turboflex, recém-apresentado pelo Jeep Compass 2022, que entrega 185 cv e 27,5 kgf.m de torque.
Na Toro, o motor deverá ser oferecido com transmissão automática de seis marchas enquanto os planos da caixa de câmbio CVT não saírem do papel. Já o veterano 1.8 E.TorQ aspirado de 139 cv e 19,1 kgf.m deve ficar restrito a alguma configuração de entrada voltada ao mercado frotista.
A Fiat ainda não divulgou os preços, mas são esperados, como citado acima, aumentos sobre a tabela atual. Para saber mais novidades sobre a Fiat Toro, clique aqui e conheça os cinco maiores features da picape.