A Honda tem uma linha bastante diversificada no mercado brasileiro, mas existem muitos modelos que a marca vende lá fora que não existem por aqui. E vez por outra surge algum modelo que nos leva a pensar que poderia ser uma boa ideia de atualização para nosso país. É o caso da CB 150X, cuja linha 2022 acaba de ser lançada na Indonésia.
E antes que o caro leitor se pergunte "porque na Indonésia?", vale lembrar que lá é, atualmente, um dos três maiores mercados de motocicletas do mundo, ao lado da Índia e da China. Então é natural que as grandes marcas do mundo concentrem seus esforços nesses países asiáticos.
A CB 150X é uma lindinha que segue a receita que conhecemos bem aqui com os modelos CB 500X e NC 750XC. Ou seja, é uma trail com pegada crossover - tem suspensões altas e até pode enfrentar com dignidade terrenos acidentados e estradinhas de terra, mas não é exatamente uma trail autêntica.
Baseada no modelo urbano CB 150R Streetfire - assim como nossa NXR 160 Bros vem da CG 160 Titan -, a CB 150X tem frente "bicuda", para-brisa, tanque alto e curto, e banco com duas alturas bem segmentadas. O design bem-resolvido ainda inclui largas abas de tanque, que lhe dão porte e imponência, enquanto o farol é quase um triângulo invertido, mas tem duas seções bem divididas.
Tudo isso vem acompanhado de quitutes como suspensões dianteiras Showa invertidas (com garfos pintados em dourado) e protetor de cárter - apesar da boa altura livre do solo de 18 cm. Atrás, a suspensão é monochoque tradicional. Outras especificações importantes são o tanque para 12 litros, o peso de 139 quilos em ordem de marcha, os dois freios a disco com ABS, a iluminação full-LED e o painel de LCD com indicador de marcha e consumos instantâneo e dois parciais.
As limitações para o off-road aparecem principalmente em três características - nas rodas de liga leve com aros de 17 polegadas, nos pneus de uso misto, porém bem mais voltados para asfalto (medidas 100/80 na frente e 130/70 atrás), e no escape de moto "street", baixo e curto. Lá atrás o para-lama com suporte de placa bem destacado também não é coisa de moto trail.
A mecânica é superior à da maioria das motos da mesma faixa de cilindrada que tempos aqui: embora seja monocilíndrico e tenha 149 cm³, o motor é refrigerado a água, injetado e gerenciado por um câmbio de seis marchas. A potência máxima é de 16,6 cv a 9.000 rpm e o torque, de 1,3 kgf.m a 7.000 rpm.
Com tudo isso, a CB 150X seria efetivamente um upgrade em relação aos modelos trail básicos que a Honda vende no Brasil. Difícil seria posicioná-la aqui com preço competitivo: atualmente a NXR 160 Bros custa iniciais R$ 16.270 e a XRE 190 parte de R$ 18.100. Com seu conjunto mais moderno e proposta "funbike", a CB 150X ficaria no mínimo na faixa da XRE - que, neste caso, provavelmente sairia de linha. Na Indonésia, a CB 150X custa o equivalente a R$ 11.000. Ô, inveja...