Agora é oficial. Depois de um hiato de sete anos, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou o retorno, em 2025, do Salão do Automóvel de São Paulo.
A retomada da exposição era uma demanda feita publicamente pelo Presidente Lula há meses. O Salão do Automóvel de 2025 já tem data e local: de 22 de novembro a 1º de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Segundo a Anfavea, a exposição deverá seguir um novo modelo, mais próximo da CES Las Vegas - a maior feira de tecnologia do mundo - e dos Salões de Beijing (China), Munique (Alemanha) e Detroit (Estados Unidos).
Isso significa que o 'novo' Salão do Automóvel de São Paulo ainda terá um foco nos produtos, mas com espaço maior para experiências interativas - como test-drives - e também para a exposição de novas tecnologias do setor automotivo.
O Salão de São Paulo foi organizado pela primeira vez em 1960. Inicialmente realizado no Parque Ibirapuera, foi realizado de 1970 até 2014 no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Já as edições de 2016 e 2018 aconteceram no São Paulo Expo.
A 31ª edição do evento, que deveria ter acontecido em 2020, acabou adiada inicialmente por conta da pandemia e desde então seguia suspensa.
Entre os razões para isso, o desinteresse dos próprios fabricantes, que passaram a se investir mais em eventos de outros segmentos e até mesmo em atividades próprias.
Mas o jogo, aparentemente, mudou mais uma vez.