O Maps, aplicativo de mapas virtuais da Apple, ganhou novo recurso que certamente vai agradar aos motoristas de carro elétrico. Agora, o serviço é capaz de elaborar e traçar rotas mais favoráveis a este tipo de automóvel.
Funciona assim: logo que o motorista digita seu destino, o aplicativo oferece opção na qual é possível ver todos os pontos de recarga (EVC) compatíveis com seu carro no trajeto. A funcionalidade também calcula o tempo da rota e inclui o período que o veículo vai demorar para ser carregado.
O Maps também leva em consideração fatores que influenciam na autonomia do veículo, como topografia e condição climática. Além disso, o CarPlay terá recurso para motoristas que não querem que o app programe uma rota específica.
Por meio do padrão da Apple, o motorista poderá optar por uma simples procura de pontos de recarga. Alguns fabricantes já oferecem opção parecida nos sistemas de entretenimento - no entanto, o objetivo da multinacional norte-americana é propiciar uma experiência mais "completa e simplificada".
De acordo com a Apple, o Maps agora vai oferecer aos usuários experiência similar à de condutores da Tesla. A marca também diz que BMW e Ford trabalham para que rotas customizadas para seus veículos elétricos no Maps possam ser utilizadas. O objetivo é trabalhar para que outros fabricantes façam o mesmo em breve.
Por ora, o novo recurso do Apple Maps só está disponível nos Estados Unidos. No Brasil, proprietários de elétricos têm acesso a serviço semelhante, desenvolvido pela start-up de mobilidade Tupinambá. O aplicativo (disponível para Android e iOS) interliga pontos de eletro-abastecimento disponíveis no país.
Além disso, recentemente a Volvo disponibilizou todos seus eletropostos no Brasil no Waze. A marca sueca, que pertence à chinesa Geely, pretende fechar 2020 com mais de 700 pontos espalhados pelo país. Desde o ano passado, passou a focar em lançamentos eletrificados por aqui e adicionou ao seu portfólio veículos totalmente elétricos, híbridos leves e híbridos plug-in.
A empresa nórdica também promete que seus eletropostos poderão ser encontrados com mais facilidade no Google Maps "em breve" - o serviço de pesquisa e visualização de mapas da principal subsidiária da Alphabet ainda não dá aos seus usuários pontos de recarga compatíveis com os veículos.