Foi ao ar nesta terça-feira (18) o primeiro episódio da websérie Arrancada Webmotors. Nesse primeiro capítulo foi apresentado qual será o conteúdo da série e várias imagens para dar o gostinho de adrenalina proporcionado por essa modalidade. Com patrocínio do Santander Auto e da Texaco, a atração terá a participação dos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri, o TK, que levarão para a pistas os verdadeiros protagonistas da websérie: os carros mais desejados do Brasil nas categorias esportivo, picape, SUV e até mesmo clássicos.
Disputadas em uma pista de 402 metros (quarto de milha) de extensão, as provas de arrancada da websérie prometem muita emoção, velocidade e algumas surpresas para os milhões de espectadores nas redes sociais da Webmotors. Juntos, os carros que participam da websérie somam mais de 3.000 cv de potência.
“Em um projeto inédito, vamos levar para a tela da TV e do YouTube todos aqueles confrontos que qualquer aficionado por carros já sonhou em fazer. Teremos de superesportivos a clássicos dos anos 80. Tudo isso feito com dois pilotos superexperientes e na melhor pista de arrancadas do Brasil. Um ambiente controlado, seguro e que proporciona todo tipo de aferições de desempenho dos carros”, comenta Rodrigo Ferreira, coordenador de Content Marketing na Webmotors.
A Arrancada Webmotors será veiculada no YouTube e no programa de televisão Webmotors TV, presente em 14 praças espalhadas pelo Brasil, além de conteúdos especiais nas redes sociais Instagram e TikTok.
As arrancadas são disputadas entre dois veículos (carros, motos, etc) numa pista reta, cuja extensão mais comum é de um quarto de milha (402 metros). No entanto, algumas competições podem ser realizadas em traçados de diferentes distâncias.
As provas de automóveis, são divididas por categorias, de acordo com o tipo de motor (aspirados ou sobrealimentados), nível de potência e tipo de tração (dianteira, traseira ou integral). Algumas competições ainda possuem os dragsters e funny cars, carros extremamente potentes feitos apenas para arrancadas, mas menos utilizados devido ao alto custo de construção.
A prova de arrancada é essencialmente dividida em três partes: preparação, alinhamento e aceleração. Na primeira, os pilotos esperam a liberação da pista, que ocorre somente após a retirada de possíveis detritos e fluidos, que podem ser expelidos pelos carros que largaram anteriormente devido a alguma quebra mecânica. A área de escape no final da pista também tem de estar livre antes da próxima largada.
No alinhamento, os pilotos aceleram os veículos praticamente parados para fazer o burn out (também conhecido como borrachão), a derrapagem que aquece os pneus para aumentar a aderência.
Em seguida, os carros são alinhados lado a lado, cada um em sua pista. A arrancada é autorizada assim que a sequência de lâmpadas coloridas, que vão do amarelo ao verde, é acesa no pinheirinho, um tipo de semáforo que faz alusão a uma árvore de Natal.
Assim que os carros partem, o cronômetro é acionado até a passagem pela fotocélula no final do percurso, que registra o tempo e a velocidade máxima atingida. Caso o piloto movimente o seu carro antes de a luz verde do pinheirinho se acender, a largada é “queimada”, ou seja, é anulada.