As três primeiras rodadas da Arrancada Webmotors tiveram disputas que envolveram os muscle cars Chevrolet Camaro e Ford Mustang, um duelo entre as picapes Fiat Toro e Chevrolet S10 e até mesmo um pega entre o elétrico Tesla Model S e o superesportivo Porsche 911 Turbo S. Na quarta série de disputas, a pista da São Paulo Dragway recebeu um confronto de clássicos nacionais: Volkswagen Gol GTi versus Chevrolet Opala Diplomata.
Na Arrancada Webmotors alguns dos carros mais desejados do Brasil duelam entre si em corridas de quarto de milha cheias de emoção e, de quebra, enfrentam um desafio surpresa ao final de cada disputa.
No primeiro pega da Arrancada Webmotors, o Camaro SS precisou de 12,98 segundos para cruzar a pista de 402 metros a 181,07 km/h, enquanto o Mustang Mach 1 levou 13,89 segundos para passar pela linha de chegada a 178,22 km/h.
Por ter vencido a disputa, o Camaro SS 2020 teve o direito de enfrentar um Camaro SS 1968 preparado para provas de arrancada. No duelo de gerações do muscle car da Chevrolet, o modelo clássico levou a melhor.
A segunda etapa da websérie foi aberta com o confronto entre Fiat Toro e Chevrolet S10. A versão Volcano T270 turboflex da Fiat Toro precisou de 16,67 segundos para percorrer a pista de 402 metros a 135 km/h, enquanto a S10 High Country turbodiesel levou 17,04 segundos para cruzar a linha de chegada a 127,15 km/h.
Após vencer a disputa, a Toro Volcano foi promovida ao desafio surpresa contra uma Volkswagen Amarok V6 com motor preparado para gerar cerca de 350 cv. Sem surpresa, a picape da Fiat não conseguiu repetir o resultado da primeira corrida contra a rival bem mais potente e dotada de câmbio automático de oito marchas e tração integral.
A terceira rodada da Arrancada Webmotors envolveu muita potência e tecnologia. Como representante dos carros elétricos, o Tesla Model S levou os 772 cv de seus dois motores movidos a bateria para o duelo contra o também tecnológico Porsche 911 Turbo S de 650 cv.
Apesar da maior potência do rival, o Porsche 911 Turbo S aproveitou o acerto primoroso do seu conjunto mecânico para percorrer a pista de 402 metros a 219,91 km/h e completar o percurso em 10,25 segundos, enquanto o Tesla levou 11,29 segundos para cruzar a linha de chegada a 188 km/h. Vitória do Porsche!
Na corrida contra o desafiante surpresa, o Porsche não tomou conhecimento do Chevrolet Opala equipado com motor turbo de 800 cv, preparado para disputar provas de arrancada de um oitavo de milha (201 metros) – metade da extensão da pista que serve de palco para a Arrancada Webmotors.
De acordo com as medições da Arrancada Webmotors, o 911 Turbo S levou meros 2,70 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e precisou de 10,25 segundos para passar pela linha de chegada a 220,91 km/h.
O Opalão, por sua vez, fez de 0 a 100 km/h em apenas 2,90 segundos, mas levou 11,60 segundos para percorrer o quarto de milha a 139,72 km/h.
Na primeira disputa da quarta rodada, o Opala Diplomata cupê 1988 aproveitou os 220 cv do seu motor de seis cilindros levemente preparado para percorrer a pista de 402 metros em 16,84 segundos, enquanto o Gol GTi 2.0 de 112 cv levou alguns décimos de segundos a mais para cruzar a linha de chegada em 17,40s.
Após vencer o Gol GTi com motor original, o Opala conquistou o direito de participar de uma corrida extra contra outro Volkswagen Gol GTi, só que desta vez com o motor AP 2.0 levemente preparado para entregar 128 cv potência.
Apesar do motor envenenado do rival, o Opala de 220 cv não deu chances para o concorrente e, mais uma vez, fez bonito na pista da São Paulo Dragway. Segundo as medições da Arrancada Webmotors, o Opalão levou 16,11 segundos para completar o quarto de milha e a aceleração de 0 a 100 km/ foi cumprida em 8,35 segundos. E, para ultrapassar a linha de chegada, alcançou 142,90 km/h.
O Gol GTi preparado, por sua vez, fez de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, mas levou 17,20s para percorrer os 402 metros da pista a 126,36 km/h.
Patrocinada pela Santander Auto e a Texaco, a atração é apresentada pelos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri, o TK, que levaram para a pistas os verdadeiros protagonistas da websérie: os carros mais desejados do Brasil nas categorias esportivo, picape, SUV e até mesmo clássicos.
Disputadas em uma pista de 402 metros (quarto de milha) de extensão, as provas de arrancada da websérie trouxeram muita emoção, velocidade e algumas surpresas para os milhões de espectadores nas redes sociais da Webmotors. Juntos, os carros que participam da websérie somam mais de 3.000 cv de potência.
A Arrancada Webmotors é veiculada no YouTube e no programa de televisão Webmotors TV, presente em 14 praças espalhadas pelo Brasil, além de conteúdos especiais nas redes sociais.
As competições de arrancada são disputadas entre dois veículos (carros, motocicletas, etc) em uma pista reta, geralmente com extensão de um quarto de milha (402 metros). As provas de automóveis são divididas por categorias, de acordo com o tipo de motor (aspirado ou sobrealimentado), nível de potência e tipo de tração (dianteira, traseira ou integral).