O ano de 2020 foi atípico nas vendas de veículos devido à pandemia do novo coronavírus. Mas no ranking das marcas mais vendidas do mundo pouca coisa mudou. Houve alteração na liderança, é verdade, e algumas surpresas, mas o Top 10 pouco se alterou.
O levantamento é da consultoria internacional Focus2Move e considerou o número de unidades emplacadas por empresa em todo o mundo no ano passado. Atenção, não foram considerados os emplacamentos por grupos automotivos - isso você confere ao fim da matéria. Veja as marcas mais vendidas.
A japonesa recuperou a liderança depois de cinco anos. Segundo o estudo, um em cada 10 carros vendidos no mundo em 2020 foram da Toyota. A montadora teve três modelos na lista de carros mais emplacados do planeta no ano passado, com o Corolla em primeiro.
A marca alemã ficou em segundo. Muito graças à China. O mercado do país asiático responde por 40% de todas as vendas globais da empresa. A participação mundial da Volks é de 7,6%.
Mais de 50% das vendas da norte-americana estão concentradas nos seus domínios, especialmente Estados Unidos e Canadá. Em sua terra natal, por sinal, a marca mais uma vez emplacou o veículo mais vendido, com a linha de picapes F.
A marca japonesa se mantém forte em mercados como o estadunidense e o japonês. Bom lembrar que a Honda teve dois modelos na lista dos 10 carros mais vendidos do mundo em 2020.
Com bom desempenho comercial em sua casa (Coreia do Sul) e em mercados europeus e asiáticos estratégicos, a Hyundai se garantiu entre as cinco marcas mais vendidas do mundo.
Apesar da retração de mais de 20% nas suas vendas globais, a japonesa se garantiu pouca coisa atrás da Hyundai na lista de marcas mais vendidas.
Desta lista, foi a marca que mais teve queda nominal nas vendas: 22,4%. Mesmo assim, se garantiu no Top 10, especialmente pelo volume de emplacamentos nos Estados Unidos.
Entre as marcas mais vendidas deste ranking, a Kia foi a que menos amargou queda nos emplacamentos: só 4,6% de redução. Desta forma, a sul-coreana ficou pouca coisa atrás da Chevrolet.
A empresa de luxo alemã é a primeira "premium" a aparecer entre as 10 marcas mais vendidas no mundo em 2020. Só na China, a Mercedes ficou entre as cinco maiores em vendas pela primeira vez.
A alemã estreia na lista das 10 marcas mais vendidas. Destaque para a queda apenas regular nas vendas da BMW em 2020, de 8% - a maioria das empresas desta lista anotaram retrações acima dos 10%.
Por grupos automotivos, a ordem de colocação é alterada significativamente. Aí o ranking muda e as primeiras posições se invertem. O Grupo Volkswagen lidera e o detalhe é que a Stellantis, fusão entre FCA e PSA, hoje, seria o quarto em vendas.
*Stellantis
O fabricante de carros elétricos e semi-autônomos registrou 533 mil emplacamentos em todo o mundo, um crescimento surpreendente de quase 48% nas vendas. Ocupa o 39o lugar no ranking das marcas mais vendidas, mas merece menção honrosa por trabalhar com produtos bem segmentados e com vendas concentradas, por enquanto, na América do Norte.