O mercado brasileiro de automóveis já foi dominado pelos sedãs, pelas station wagons e até pelas minivans. Mas, nos últimos anos, os utilitários esportivos (SUVs) passaram a dominar a preferência do consumidor. Em 2010, apenas 10% dos automóveis vendidos no mercado brasileiro eram SUVs. Essa participação cresceu para 17% em 2015 e, agora, já está em 46% - todos os outros segmentos respondem pelos 54% restantes.
Com esse crescimento vertiginoso, também aumentou a demanda por insumos de reposição adequados a esses veículos. Afinal, a proposta básica da maioria dos SUVs é o uso predominantemente no asfalto, mas com alguma aptidão para enfrentar estradinhas de terra e até outros tipos de piso. No caso dos modelos com design e/ou aplicação off-road, mas também usados em vias asfaltadas, chegamos a uma "receita ideal": as melhores opções para os SUVs são os pneus de uso misto.
São pneus que atendem justamente aos motoristas que usam o carro na cidade, vão com alguma frequência para estradas de terra e depois voltam para a cidade. Esses pneus devem unir várias características com a mesma eficiência. Por exemplo, precisam ter boa aderência em diferentes tipos de piso - o que inclui asfalto, terra, lama, cascalho, estradas molhadas e até areia.
Também devem ser competentes na capacidade de drenagem de água e de lama - nesse caso, para não ficarem com aquela camada de barro presa na banda de rodagem, que leva à perda de aderência e pode comprometer a tração do veículo.
Mas onde encontrar tudo isso em um mesmo pneu? Uma excelente opção é o Scorpion All Terrain Plus da Pirelli, um modelo bem versátil da linha Scorpion. Além da aderência eficiente em pisos de diferentes tipos e da ótima capacidade de drenagem de água e lama, o Scorpion All Terrain Plus ainda exibe mais características que o tornam um produto particularmente atraente.
Uma delas é o baixo nível de ruído. Os gomos centrais assimétricos funcionam como uma espécie de "filtro", pois reduzem a emissão de ruídos e a ressonância, proporcionando conforto acústico aos ocupantes do veículo. O design da banda de rodagem também tem, incorporados, expulsores cônicos de pedras, que contribuem para a autolimpeza, evitam o acúmulo de detritos e mantém a tração eficaz.
Esse mesmo desenho também contribui para tornar o visual do Scorpion All Terrain Plus atraente, pois dão um inegável aspecto de robustez e imponência ao veículo. Já os nomes "Scorpion" e " All Terrain Plus", que, em algumas medidas, aparecem pintados com letras brancas nas laterais do pneu, dão um tom esportivo, descolado e até elegante. Isso sem falar no charme do pequeno escorpião que também aparece por ali - que faz referência justamente à linha Scorpion.
Por fim, o Scorpion All Terrain Plus desmistifica a habitual impressão de que pneus de uso misto duram menos que os pneus feitos para rodar apenas no asfalto. Segundo a Pirelli, o rendimento quilométrico do modelo, que é 40% on-road e 60% off-road, é similar. Mas, claro, isso depende do uso, dos cuidados e do estilo de condução do motorista - regra que serve para qualquer pneu, independentemente do tipo, da medida e da marca.
O Scorpion All Terrain Plus é vendido também no mercado de reposição e atende tanto a SUVs como picapes. Por isso mesmo vale lembrar que é o pneu original, de fábrica, em modelos como a Ford Ranger Storm, na medida 265/65 R17, e na recém-lançada RAM Rampage, na medida 235/65 R17. Mas o Scorpion All Terrain Plus também existe em outras medidas - para aros de 16 a 20 polegadas, com larguras de 225 mm a 315 mm, e séries de 40 a 80.