O marasmo não parece mesmo ser a praia da Aston Martin. Menos de um ano após atualizar os DB12, a marca britânica já anuncia a linha 2025 do seu cupê Vantage com uma série de melhorias, incluindo um acréscimo considerável de potência. A mudança faz do duas portas o modelo mais apimentado em todos os 74 anos de história da montadora.
E não estamos falando de qualquer atualização. O conjunto mecânico do Vantage, agora formado pelo motor V8 4.0 biturbo, entrega 665 cv de potência e 81,7 kgf.m de torque. São incríveis 153 cv e 11,7 kgf.m a mais que no V12 usado até a linha passada do Vantage.
Para ter resultados tão expressivos, a engenharia da marca britânica elevou a taxa de compressão do motor e adicionou turbinas maiores. Os comandos de válvula foram modificados e foi adicionado um resfriador de óleo.
A transmissão automática da ZF de oito marchas passou por uma reprogramação. Com isso, o Vantage passa a acelerar de zero a 100 km/h em 3,4 segundos — antes eram 3,6 segundos. A velocidade máxima também subiu - de 313 km/h para 325 km/h. A tração é traseira.
A dinâmica foi melhorada com ajustes estruturais, como a aplicação de uma nova travessa dianteira. A peça foi reposicionada para dar mais resistência lateral entre as torres da suspensão traseira. Os amortecedores agora são adaptativos inteligentes.
O cupê recebeu ainda um novo sistema de controle de largada e um controle de tração ajustável. Segundo a Aston Martin, as mexidas resultam em um controle progressivo e mais rígido da carroceria.
O visual do cupê esportivo de luxo passa a exibir contornos alinhados com os de outros modelos da linha, como o DB12. A grade dianteira está maior, os faróis Matrix LED com luzes de rodagem diurnas (DRLs) integrados também foram redesenhados. As tomadas de ar laterais e as rodas aro 21 polegadas também mudaram.
Nessa pegada de novidades, o interior do Vantage é bem diferente do presente nas linhas anteriores. A cabine agora tem os mesmos contornos do sedã esportivo da marca, com linhas mais clean e contornos horizontais. Há acabamentos cromados, em black piano e fibra de carbono.
O volante agora tem apenas a base reta e há duas grandes telas de 10,25 polegadas, uma dedicada ao painel de instrumentos e outra para o multimídia. O som padrão é tem 11 alto-falantes e 390 Watts. Mas se o sortudo comprador quiser mais potência, há um pacote opcional com sistema premium. Aí é assinado pela Bower Wilkins e amplia para 15 o número de alto-falantes.
Os bancos do Vantage têm design esportivo do tipo concha, com apoios laterais para as costas, pernas e estrutura de encosto em fibra de carbono.
A expectativa é que as primeiras unidades dessa nova linha do Vantage cheguem ao mercado europeu somente no início de 2025. Antes disso, é esperado que o modelo apareça nas corridas da Fórmula 1, onde vai integrar o grupo de Safety Cars.