Depois do cupê, agora chegou a vez da Aston Martin apresentar o conversível V12 Vantage Roadster. Versão extrema do V8 Vantage Roadster de produção, o lindíssimo conversível tem, sob o capô, um V12 de 700 cv.
Como em boa parte dos conversíveis de alto desempenho, o desafio, segundo a fabricante britânica, foi trazer para o Roadster o mesmo comportamento do cupê V12 Vantage. Para isso, a marca apostou em um acerto mecânico específico, que foi combinado a uma carroceria aliviada para compensar os reforços na estrutura.
Com isso, diversos componentes, como o capô e a tampa do porta-malas, são feitos em materiais compósitos. E falando na carroceria, os elementos aerodinâmicos são funcionais e capazes de gerar até dez vezes mais força descendente que no V8 Vantage Roadster de série. Ainda no visual externo, outro toque de sofisticação são as rodas de 21 polegadas com pneus Michelin Pilot 4S.
Nesses tempos de esportivos híbridos e elétricos, o V12 Vantage Roadster aposta em uma fórmula da velha guarda. Um 5.2 V12 a gasolina que, diferentemente do V8 fornecido pela Mercedes-AMG para os outros Aston Martin, é um propulsor da casa cuja origem remonta ao motor que equipava o DB7, de 1999.
Instalado na posição central-dianteira e tracionando as rodas traseiras, esse propulsor é combinado com um câmbio automático de oito marchas. Todo esse conjunto permite que o esportivo aberto acelere de zero a 100 km/h em pouco mais de 3,5 segundos e atinja os 322 km/h.
Com o mesmo conjunto de suspensão do V12 Vantage, o V12 Vantage Roadster tem calibragem específica para os seus amortecedores adaptativos. O acerto de direção repete o ajuste do cupê, assim como os freios de cerâmica, com pinças de seis pistões na dianteira e quatro pistões na traseira.
Segundo a marca, a produção do V12 Vantage Roadster será de apenas 249 unidades. Todas já vendidas e serão personalizadas de acordo com o gosto do cliente.
A produção está prevista para começar ainda neste trimestre, com as entregas para os clientes programadas para começar nos últimos três meses de 2022.