O canal de notícias da Webmotors

Aston Martin Valour, um esportivo de corpo e alma

Novo modelo da marca inglesa será o último com motor a combustão: um V12 de 715 cv, com câmbio manual e tração traseira

por Lucas Cardoso

Senhoras e senhores, conheçam um autêntico esportivo de corpo e alma: o Aston Martin Valour. O novo modelo da marca inglesa tem motor V12 de 715 cv, câmbio manual e tração traseira. Ou seja, tudo o que é necessário para proporcionar adrenalina e diversão a quem curte esportivos de verdade e sem muitas frescuras.
O esportivo chega para comemorar 110º aniversário da fabricante britânica e será o útimo Aston Martin com motor apenas a combustão.

Como era de se esperar, o modelo será feito em pequena escala: apenas 110 unidades, para compradores que vão desembolsar 1 milhão de libras por cada carro — cerca de R$ 6,3 milhões, em conversão direta.
Por esse preço, os $ortudos proprietários terão na garagem um modelo com visual até um pouco excêntrico, mas ainda assim de bom gosto. As linhas bem demarcadas e cheias de vincos estão por todo lado.

Oferta Relacionada: Marca:ASTON-MARTIN Modelo:VANTAGE

Vincos e quinas

A dianteira parece ter recebido maior atenção dos designers e engenheiros. O capô do Valour, por exemplo, tem uma tomada de ar gigante e em formato de "U", e duas aberturas nas extremidades, próximas aos faróis redondos e de LED.
Nas laterais, o esportivo tem saias e saídas de ar nos para-lamas dianteiros. As rodas forjadas com aros de 21 polegadas têm design estilo colmeia e freios de cerâmica  e carbono, cujos discos medem 16,1 polegadas na dianteira e 14,2 polegadas atrás.

A traseira tem linhas mais fluidas, mas ainda assim retrô. A tampa do porta-malas é "saltada", como se formasse um aerofólio. As lanternas ficam posicionadas em uma espécie de barra de alumínio com furações, de onde saem as lâminas de LED independentes. O para-choque ainda tem um grande exaustor, que acomoda o escape triplo do esportivo.
Em todas as partes mencionadas, aparecem peças revestidas de fibra de carbono. O material leve também está no interior, nos painéis de porta, no console central e no contorno da central multimídia. Os bancos têm pegada esportiva, com formato concha e revestimento em tecido inspirado no DBR1, modelo da Aston Martin vencedor de Le Mans de 1959.

Última dança

Coração do conjunto mecânico, o V12 biturbo de 5.2 litros usado pela Aston Martin em diversos projetos terá sua última dança no Valour. E será uma senhora dança. No esportivo, o propulsor será capaz de render até 715 cv de potência e 76 kgf.m de torque, sempre casado com a combinação clássica de câmbio manual de seis marchas e tração traseira.
Com essa dupla, o Valour acelera de zero aos 100 km/h em pouco mais de 3,4 segundos. A máxima ficará na casa dos 322 km/h. Claramente um monstro pensado para quem gosta de dirigir à moda antiga.

As tecnologias embarcadas devem ajudar nessa tarefa de controlar a fera. O Valour terá modos de condução, que devem deixá-lo domável na medida certa para cada situação. As opções serão Sport, Sport + e Track. E só.
O modelo ainda é equipado com um novo sistema de direção e com suspensão sob medida, com amortecedores adaptativos, molas e barras estabilizadoras exclusivas.

Chegada em breve

Segundo a Aston Martin, o Valour deve começar a ser produzido ainda este mês e suas primeiras unidades devem ser entregues até o fim deste ano. A maior remessa, contudo, está prevista somente para o início de 2024.
Oferta Relacionada: Marca:ASTON-MARTIN Modelo:DBX

Comentários

Carregar mais