O nicho de carros de corrida de luxo acaba de ganhar um novo representante: o Aston Martin Vantage GT4. Revelada na última semana de janeiro, durante as 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, a variante preparada para as pistas chega com ajustes mecânicos, visuais e, por incrível que pareça, é mais "mansa" que o cupê esportivo feito para rodar nas ruas.
A motorização é a mesma vista na versão padrão. A diferença fica por conta da entrega menos forçuda do V8 4.0 biturbo a gasolina que, em vez de gerar 665 cv de potência e 81,3 kgf.m de torque, rende 470 cv e 65,25 kgf.m.
Não são números ruins, é claro. Tal redução se baseia no regulamento das competições de turismo, que limitam a potência dos veículos. O mesmo vale para os demais componentes mecânicos. Seguindo tal padrão, o Vantage preparado para as pistas deve ter 80% de tudo que também está presente na versão "urbana".
Sendo assim, o GT4 traz apenas detalhes focados nas competições, como melhorias nos amortecedores ajustáveis em duas direções, nas articulações das suspensões (mais inclinadas) e um novo conjunto de rodas de alumínio de 18 polegadas — bem menores que as de 21 polegadas usadas na versão de rua.
A transmissão automática de oito velocidades teve o software trocado e virou uma caixa sequencial de seis velocidades. O sistema exclui a função automática do câmbio.
Por fora, as mexidas podem ser vistas no grande aerofólio instalado na traseira, na grade mais aberta e também no spoiler instalado nas extremidades do para-choque dianteiro. Os elementos aerodinâmicos elevam a downforce e reduzem o arrasto, em comparação com o GT4 anterior.
A refrigeração também foi melhorada com a adoção de tomadas de ar no capô dianteiro. A peça é feita com um composto de linho natural sustentável, e reforçado por cortiça. O vão maior da grade melhora ainda o fluxo de ar que chega ao motor e aos novos dutos dedicados ao sistema de freios. O restante do conjunto mecânico do Vantage dedicado às pistas é bem parecido com a versão padrão.
O visual tem detalhes em verde-claro, que acompanham toda a superfície do carro, incluindo para-lamas dianteiros, para-choques, defletor, asa, retrovisores e capô.
Na cabine, o Aston Martin Vantage GT4 tem uma gaiola de proteção personalizada presa ao chassi de alumínio e bancos concha esportivos da Racetech. O painel foi retirado e substituído por uma estrutura em fibra de carbono, que acomoda duas telas e diversos interruptores.
A versão esportiva do Vantage fez sua primeira aparição na prova 24 Horas de Rolex de Daytona, que aconteceu no mês passado. O modelo estava ao lado da versão GT3. Segundo a Aston Martin, apenas 40 unidades do modelo deverão ser fabricadas em 2024.
Oferta Relacionada: Marca:ASTON-MARTIN Modelo:VANTAGE
VÍDEO RELACIONADO