Apresentado recentemente como Safety Car da temporada 2021 da F1, o Aston Martin Vantage também ganhou uma versão especial para rodar nas ruas. Com inspiração no modelo utilizado na Fórmula 1, o Vantage F1 Edition tem mudanças no motor e na aerodinâmica.
Com design bastante semelhante ao modelo usado na F1, a nova versão do Aston Martin Vantage não é só um rostinho bonito. O V8 biturbo foi recalibrado e rende 25 cv a mais que o Vantage comum, chega a 535 cv de potência e a 68,5 kgf.m de torque. A transmissão é automática de oito velocidades.
A suspensão também ganhou amortecedores reajustados para uma condução mais firme e precisa. De acordo com a Aston Martin, este é o Vantage mais focado em pistas já produzido pela marca inglesa.
As rodas são de 20 polegadas e o kit aerodinâmico é o mesmo utilizado pelo modelo Safety Car. O para-choque tem um defletor especial, mas o destaque principal é a asa traseira. Com esses atributos, o Vantage F1 Edition consegue gerar até 200 kg a mais de downforce.
Disponibilizado a princípio apenas no Reino Unido, o modelo custará cerca de 18 mil libras a mais do que a versão convencional do Vantage, que custa a partir de 142 mil libras, algo na casa dos R$ 1,1 milhão.