A Audi abre nesta terça-feira (3) a pré-venda do inédito Q6 e-tron, SUV 100% elétrico que, na visão da empresa, "representa o futuro da fabricante para a mobilidade elétrica premium".
As encomendas já podem ser realizadas em qualquer uma das 42 concessionárias Audi do país. São duas versões – Q6 e-tron Performance quattro e Q6 e-tron Performance Black quattro – com valores que começam em R$ 529.990 na modalidade venda direta.
Feito sobre a Premium Platform Electric (PPE, Plataforma Elétrica Premium), o Audi Q6 e-tron promete "revolucionar" a dinâmica de condução dos modelos eletrificados.
"Estamos abrindo uma nova página em nossa história. O Q6 e-tron é nosso porta-bandeiras de uma fila de modelos que serão apresentados nos próximos anos e que colocam tecnologias elétricas em outro patamar em termos de construção, desempenho, ergonomia, design e capacidade da bateria", destaca Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.
A Plataforma Elétrica Premium (PPE, na sigla em inglês) foi feita pela Audi e projetada exclusivamente para veículos elétricos. Ela foi criada na arquitetura de 800 Volts, que proporciona ótima autonomia e alta performance de recarga, com picos de 270 kW em DC (carregador de carga rápida, que fornece energia em corrente contínua).
O tamanho da bateria e a distância entre-eixos são escaláveis. Isso permite incluir SUV e outros tipos de carroceria, bem como modelos Sportback ou Avant, que fazem parte do segmento da gama Audi.
Projetado de dentro para fora, o modelo apresenta um novo conceito de cabine, que tem foco nas necessidades dos usuários, combinando design tridimensional a uma arquitetura "espacial", que quer oferecer tecnologia, estética e sustentabilidade.
No console central há dois porta-copos, uma bandeja e mais duas entradas para recarga de celular. Como é característico dos veículos elétricos sem túnel central, há espaço extra para as pernas.
O porta-malas tem 526 litros - quando os bancos traseiros são rebatidos, o espaço sobe para 1.529 litros. Os bancos traseiros, aliás, rebatem-se individualmente (40:20:40) e há um espaço adicional de 64 litros sob o capô dianteiro. O SUV tem 4,77 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,69 m de altura e e 2,89 m de entre-eixos.
O interior também tem o display panorâmico Audi MMI e mais um, ainda para o passageiro dianteiro. O display principal tem design curvo e tecnologia OLED - as telas contam com Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas, além do display MMI touch de 14,5 polegadas.
Para o passageiro dianteiro, um display de 10,9 polegadas está perfeitamente integrado ao design do painel - existe um modo de privacidade que permite ao passageiro desfrutar das funcionalidades da tela sem distrair o motorista. Ao mesmo tempo, o passageiro pode ajudar o motorista, por exemplo, com o GPS ou com o controle de mídias.
Há, por fim, um head-up display com realidade aumentada. Segundo a Audi, a imagem virtual cria a impressão de que os itens exibidos estão "flutuando" a até 200 metros de distância e interagem com o ambiente.
Para completar o pacote de tecnologia, o Audi Q6 e-tron ainda vem equipado com um sistema de som Bang & Olufsen Premium 3D, em que a música pode ser ouvida "exatamente como foi gravada". Para isso, um amplificador altamente eficiente está no "coração" do sistema - ele aciona os 16 alto-falantes com 705 watts.
O Q6 e-tron recebe em suas duas versões a motorização elétrica movida por conjunto de baterias de íon lítio e capacidade de 100 kWh, que têm potência combinada de 387 cv e 54,6 kgf.m de torque.
O conjunto permite ao SUV arrancar de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e atingir a máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente). A autonomia total é de 411 quilômetros, conforme medição do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro.
A versão "de entrada" vem com ar-condicionado de três zonas; bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista; bancos dianteiros esportivos de couro; pacote de luzes ambiente; porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; e volante em couro, multifuncional com aquecimento e borboletas para troca de marcha.
Visulmente, essa configuração tem retrovisores eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, anti-ofuscantes e com memória; frisos decorativos das janelas na cor preta; pintura full-body (arcos dos para-lamas na cor do veículo); suspensão esportiva S; teto solar panorâmico; e rodas de alumínio da grife Audi Sport de 20 polegadas, com pneus 255/50 R20 (dianteiros) e 285/45 R20 (traseiros).
Os itens de tecnologia e segurança incluem airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e de cortina; Audi Drive Select; pacote ADAS com assistente de troca de faixa, alerta de trafego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré, câmeras 360°, Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma.
Além disso, o SUV vem com faróis full-LED Matrix com setas dinâmicas, apresentação de luzes, assinaturas ópticas personalizáveis do DRL (via MMI) e lavador de farol; lanternas traseiras full-LED, com setas dinâmicas e apresentação de luzes (Coming/leaving home); park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro; e simulador de som externo esportivo.
Para otimizar o carregamento, o Q6 e-tron Performance oferece acesso para carregamento do lado do motorista e do passageiro - ambos com abertura elétrica; e um carregador compacto com até 11 kW de potência que vem com kit de cabos (uso residencial e industrial), além de suporte de parede.
Já a versão topo de linha oferece, além dos itens da versão Performance, acabamento das soleiras com logo S em alumínio e iluminadas; bancos dianteiros esportivos com inscrição S; pacote de luzes ambiente Plus (interativas, que auxiliam o carro na interação com os ocupantes); pedaleiras em aço inoxidável; volante em couro perfurado, aplanado (cima e baixo) e com a inscrição "S" também.
Externamente, o Q6 Black vem com o pacote visual S-Line, com para-choque esportivo que remete ao RS e-tron GT; capa do retrovisor na cor preta; frisos das janelas na cor preto brilhante; e rodas de alumínio Audi Sport de 21" calçadas por pneus 255/45 R21 (dianteiros) e 285/40 R21 (traseiros).
Na cabine, a versão mais cara é a que oferece o head-up display de realidade aumentada e sistema de som Bang & Olufsen em 3D mencionados acima.