Audi confirma presença na F1 em 2026

Montadora apresenta carro conceito e aposta em um futuro cada vez mais sustentável da categoria máxima do automobilismo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi confirma presença na F1 em 2026
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi vai entrar de cabeça na Fórmula 1 a partir de 2026. O anúncio foi feito pela marca alemã na sexta-feira (26), em uma coletiva de imprensa no circuito de Spa-Francorchamps, onde será realizado o GP da Bélgica neste fim de semana.

A confirmação da chegada da Audi Sports na categoria mais importante do automobilismo no mundo veio acompanhada da apresentação de um carro-conceito. O projeto é uma espécie de previsão do que a marca espera para a categoria a partir de 2026, quando a equipe iniciará sua participação na modalidade.

Showcar With Audi F1 Launch Livery
O carro-conceito apresentado pela Audi Sports tem as cores da equipe e o logo da marca, com os quatro anéis
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Audi na Fórmula 1

Durante a apresentação, a Audi, que não será a única do grupo Volkswagen a entrar na F1 — a Porsche também está pronta para confirmar sua credencial —, falou sobre o momento da entrada na categoria. A chegada está diretamente ligada a mudanças de regulamento previstas para o ano em questão.

É nessa temporada que a Fórmula 1 inicia uma nova etapa para se tornar uma categoria mais sustentável, com combustível derivado de fontes recicláveis e motorização cada vez mais eletrificada.

A partir de 2026, o conjunto mecânico dos modelos deverá ser formado por um motor elétrico, bateria, unidade de comando eletrônico e um motor a combustão. Algo bem do que vemos atualmente na Fórmula 1. O motor será o mesmo V6 1.6 litro turbo, mas ele terá uma ajuda ainda maior do sistema elétrico.

A montadora alemã projeta entrada no momento certo de maior sustentabilidade da categoria
Crédito: Divulgação
toggle button

Na prática, essa força extra passará dos atuais 120 kW (163 cv) para quase 400 kW (543 cv). As mudanças, segundo a Audi, eram um dos pré-requisitos para que a marca aceitasse tirar a ideia de ter uma equipe do papel.

- A Fórmula 1 é um palco global e um laboratório de desenvolvimento. A combinação de alto desempenho e competição é sempre um motor de inovação e transferência de tecnologia. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolvermos - disse Markus Duesmann, presidente da Audi AG.

Carro-conceito Audi

Em seu carro-conceito, a Audi trouxe elementos do que se espera para o futuro da categoria, como as rodas completamente fechadas, e aerofólios e carenagens reduzindo o atrito do vento nos pneus dianteiros. Tudo com estampado com o emblema dos quatro anéis. No geral, o visual é razoavelmente similar ao dos carros atuais da F1.

Apesar de ter levado o conceito para o anúncio, a marca garantiu que ele não passará dessa etapa. Isso significa que o carro visto em 2026 deve ter pouco ou quase nada do que foi apresentado - talvez as cores.

O conceito mostrado pela Audi tem elementos dos carros atuais da F1, mas inova na aerodinâmica
Crédito: Divulgação
toggle button

Ainda não está claro qual será a porta de entrada da Audi. Até o momento, especulava-se que a marca poderia comprar a McLaren. A venda parece não ter se confirmado, então é possível que faça algum acordo com outra equipe já presente na F1. A Sauber, que perderá seu contrato com a Alfa Romeo a partir de 2024, pode  ser um dos possíveis parceiros.

Ao entrar na F1, a Audi fará companhia a algumas outras grandes fabricantes de automóveis que têm no "circo" suas próprias equipes - ou fazem parcerias. É o caso de Honda, Ferrari, Mercedes-Benz, Alpine, Alfa Romeo e Aston Martin.

Comentários
Wid badge