Audi RS e-tron GT performance bota 925 cv na rua

Nova variação extrema do elétrico estreia como o modelo de produção mais potente já feito pela marca das quatro argolas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Audi RS e-tron GT performance bota 925 cv na rua
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quantos cavalos eram necessários para se criar o Audi de rua mais potente já feito? A resposta é 925 cv. Marca atingida com o novo RS e-tron GT performance. Nova variação extrema do cupê de quatro portas elétrico, lançado em 2021 pela marca das quatro argolas.

Para atingir esses quase 1.000 cv de potência, o RS e-tron GT performance tem um novo motor elétrico traseiro - que é 10 quilos mais leve que o usado desde o lançamento - além de um propulsor dianteiro "envenenado" em relação às versões mais mansas.

Audi Rs E Tron Gt Performance 1
O GT performance acelera de zero a 100 km/h em 2,5 segundos e atinge os 250 km/h de velocidade máxima
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Com um sistema de tração integral, o "performance" acelera de zero a 100 km/h em 2,5 segundos e atinge os 250 km/h de velocidade máxima. Esse conjunto motriz é alimentado por uma nova bateria com 97 kWh de carga útil. Apesar de mais potente que o componente de 84 kWh usado anteriormente no e-tron GT, é nove quilos mais leve e pesa "apenas" 625 quilos.

Combinado a um sistema de freios regenerativos mais potente - que passou de 290 para 400 kW - a eletricidade gerada nas frenagens, agora é possível garantir um alcance de até 280 quilômetros em apenas 10 minutos plugado a um carregador ultrarrápido.

Audi Rs E Tron Gt Performance 2
O interior do RS e-tron GT performance recebeu as mesmas melhorias do restante da linha
Crédito: Divulgação
toggle button

Suspensão e mais

Para segurar a cavalaria extra, a Audi mexeu também no sistema de freios, que tem novos discos metálicos revestidos com carboneto de tungstênio, para maior durabilidade em uso extremo. Mas é possível pedir a peças de carbono, combinadas com pinças de dez pistões na dianteira.

A suspensão foi recalibrada e o seletor de modos de condução Audi drive select dynamic também foi modificado. No RS e-tron GT performance, tem uma calibração para otimizar o desempenho do em pista.

Completa o pacote um visual incrementado e mais agressivo, com nova grade Singleframe invertida e a opção de elementos em fibra de carbono. As rodas forjadas, de 21 polegadas, foram inspiradas no conceito Audi Avus quattro, de 1991. Por dentro, o painel digital pode ser configurado com uma interface inspirada no painel da station wagon RS 2 Avant.

Audi Rs E Tron Gt Performance 4
Linha e-tron GT agora é composta pelas variações S e-tron GT, RS e-tron GT e RS e-tron GT performance
Crédito: Divulgação
toggle button

Outras versões

O RS performance não foi a única novidade da família e-tron GT. As versões mais normais da linha - formada também pelo S e-tron GT e pelo RS e-tron GT -  também ganharam o motor traseiro atualizado e a bateria de maior capacidade.

Tanto que a configuração de entrada S, de 679 cv, agora acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. Ou 0,1 segundo a mais que o antigo RS e-tron GT. A Audi também mexeu no interior e na lista de equipamentos, como novos materiais de acabamento, bancos e volante atualizados e a opção de um teto solar panorâmico com vidro do tipo eletrocrômico.

O modelo já está disponível na Alemanha. Os preços partem de 126 mil euros (R$ 735 mil) para o S e-tron GT, passando pelos 147.500 euros (R$ 860 mil), no RS e-tron GT, e chegando a 160.500 euros (R$ 936 mil), no RS e-tron GT performance.

Vídeo relacionado

Veja também

     

    Tags:Audi
    Comentários