A Audi lançou oficialmente nesta quinta-feira (7/6) no Brasil os modelos A3, A4 e A5 com os novos motores 2.0 TFSI, mais potentes e eficientes.
No A3 Sedan e no A3 Sportback, o motor passou de 190 cv e 32,6 kgf.m de torque para 204 cv e 30,6 kgf.m de torque e ganhou ainda o auxílio de um sistema híbrido-leve de 48V, que traz um motor elétrico compacto e uma pequena bateria para garantir força extra e redução no consumo de combustível.
O resultado disso é que, mesmo com a variação nos números de torque e potência, não houve alteração significativa no desempenho dos dois modelos, que ainda aceleram de zero a 100 km/h em 7,4 segundos. O câmbio é o automatizado S tronic de sete marchas e dupla embreagem.
Já no A4 o propulsor 2.0 TFSI também foi de 190 cv para 204 cv, mas o torque continuou em 32,6 kgf.m. Por outro lado, o sistema híbrido-leve é mais simples, de 12V. Com o novo conjunto, o sedã ficou 0,2 segundo mais ágil no zero a 100 km/h, atingindo esta velocidade a partir da imobilidade em 7,1 segundos.
Usando a mesma especificação de motor do sedã A4, o cupê de quatro portas A5 Sportback passou a acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos - 0,1 segundo mais rápido do que com o motor "antigo".
Produzidos em Ingolstadt (Alemanha), o hatch A3 Sportback e o A3 Sedan têm uma lista de equipamentos com itens como painel digital de 12,3 polegadas, multimídia de 10,1 polegadas e faróis e lanternas de LED.
Na versão Performance Black, os dois modelos incorporam ainda bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e teto solar panorâmico, além de opcionais como o sistema de som Bang & Olufsen 3D.
No sedã A4 e no cupê de quatro portas A5 Sportback, além de itens como o painel digital e o seletor de modos de condução, a configuração S Line sai de fábrica com bancos esportivos e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.