A Audi acabou de lançar um aplicativo para smartphones que integra a rede de carregadores elétricos no Brasil. Chamado de Audi e-tron, o app está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS.
De acordo com a fabricante alemã, o objetivo do aplicativo é integrar a rede de carregadores elétricos da marca e seus parceiros disponíveis em todo o país. E, com isso, fomentar a mobilidade sustentável no território nacional.
O app Audi e-tron permite que o usuário, depois de fazer o cadastro do veículo, tenha acesso à rede de estações de recarga rápida de 150 kW presentes nas 40 concessionárias da marca e também nas estações de recargas instaladas em shoppings, hotéis, prédios comerciais, supermercados, restaurantes, entre outros.
Uma informação importante é que os motoristas com veículos de todas as marcas podem acessar e usar o aplicativo para localizar os carregadores elétricos mais próximos e fazer recargas em seus veículos.
Além da localização, o usuário também tem todas as informações sobre a disponibilidade e a potência de cada carregador de forma online. Dessa forma, o motorista pode planejar melhor toda a viagem e os recarregamentos.
No aplicativo também é possível visualizar todo o histórico das recargas feitas durante os meses, selecionar os locais favoritos, traçar rotas até escolher o carregador por meio dos aplicativos de navegação disponíveis. E, claro, receber informações em tempo real do nível de carga da bateria.
Vale destacar que os clientes da Audi terão benefícios exclusivos ao acessar o aplicativo, como descontos no valor das recargas e possibilidade de reserva das estações de recarga, conforme disponibilidade, fazendo a liberação de recarga através do QR Code disponível nas estações.
Para os clientes da marca, não haverá tarifa de recarga. Já para os clientes de outras fabricantes, será cobrada uma tarifa média sugerida de R$ 3,50 por kWh nas concessionárias da Audi do Brasil.
O aplicativo foi desenvolvido pela Easy Volt, startup de mobilidade elétrica pioneira em serviços de Charge as a Service (CaaS) no Brasil - que já recebeu duas rodadas de investimento da Vibra Energia. Além do desenvolvimento e da operação do aplicativo, também ficou a cargo da Easy Volt o suporte ao usuário, fornecido 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio de uma linha telefônica 0800.
Desde 2019, a fabricante alemã já investiu mais de R$ 87 milhões em infraestrutura de recarga no Brasil. Foram R$ 20 milhões em 40 carregadores da rede de concessionárias, R$ 10 milhões em carregadores de 22 kW em pontos de conveniência em mais de 100 locais em todo o Brasil (shoppings, restaurante, hotel, supermercados), R$ 33 milhões para instalação de 18 carregadores DC (sendo 17 de 150 kW e um de 350 kW) e mais dois carregadores de 22 kW AC em rodovias juntamente com EDP, Volkswagen e Porsche. Por fim, foram R$ 24 milhões recentemente investidos na parceria com Raízen e Porsche para mais 20 carregadores ultrarrápidos (150 kW) na rede de postos Shell.
Uma nova parceria com a rede Shell instalará 15 estações de recargas em locais estratégicos, em rodovias que ligam cidades como Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), região dos lagos e serrana do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) a Goiânia (GO), Recife (PE) a Porto de Galinhas (PE), além da ligação de São Paulo (SP) ao litoral norte e ao interior do estado.
A Audi também tem uma parceria com a Enel X. A marca já investiu mais de R$ 12 milhões no projeto de eletrificação da rede de concessionárias. Por meio de um pacote de oferta integrado de produtos da Enel X, já foram entregues 41 carregadores DC de 150 kW da Enel X.
A Audi deve lançar 20 novos modelos eletrificados até 2026. Em 2033, todos os lançamentos da marca serão elétricos. Já em 2050, o objetivo é neutralizar as emissões de carbono, incluindo toda a cadeia produtiva, fornecedores e parceiros.
VÍDEO RELACIONADO